Simpósio marca Dia Internacional da Síndrome de Down

Objetivo é aprofundar o debate sobre a síndrome e construir um amplo processo de discussão e divulgação do tema

seg, 21/03/2016 - 11h34 | Do Portal do Governo

Para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou da abertura do 6º Simpósio Internacional sobre Síndrome de Down no último sábado (18). 

Para um público de cerca de 500 pessoas, a secretária da pasta, Linamara Rizzo Battistella, destacou a importância da família e de profissionais que atuam nas áreas da Saúde, Educação e Trabalho, para que se materializem avanços para as pessoas com síndrome de Down.

“Cada vez mais, a ciência nos abre portas que antes eram absolutamente desconhecidas. E temos a certeza de que a sociedade, ao trazer para dentro de sua agenda as questões que envolvem as pessoas com deficiência, avança de uma maneira inexorável em direção ao desenvolvimento e mudanças que fazem com que a sociedade seja cada vez mais plena para todos os cidadãos. Mas quando falamos em sociedade, falamos da presença da família. A sociedade retrata que a família, no âmbito doméstico, no menor nível de desenvolvimento, representa a célula que faz da sociedade um espaço agradável para todos os habitantes do planeta. É a família que impulsiona as mudanças, é a família que se articula com os profissionais e com a rede pública. É essa célula que faz a mudança”, ressaltou Linamara.

Sobre o evento
O simpósio é uma realização do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo. Apresenta como temas centrais: A importância das imunizações complementares para as pessoas com deficiência – epidemiologia as Meningite B e perspectiva do vírus Zika; Alimentação e nutrição como alicerces epigenéticos na síndrome de Down; A neuronutrigenômica e a síndrome de Down; A importância da capacitação do profissional para o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da pessoa com síndrome de Down; e A família como agente facilitador para a autonomia e a inclusão da pessoa com síndrome de Down na sociedade – Pais em Rede.

Do Portal do Governo do Estado