Simpósio internacional marca a liderança do café no agronegócio paulista

Evento será realizado pelo Instituto Agronômico da Secretaria Estadual da Agricultura

qui, 24/08/2000 - 12h38 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, realiza o Simpósio Café IAC – Brasil 500 anos, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O encontro marca a liderança do café no agronegócio paulista e sua importância na história e desenvolvimento regional e da economia brasileira.
O agronegócio do café representa 6% das exportações brasileiras, no valor de US$ 2,2 bilhões anuais. São Paulo já foi o maior produtor e ainda hoje é o principal consumidor brasileiro, com mais de 6 milhões de sacas de café por ano.
Por meio de sua Câmara Setorial de Café, a Secretaria da Agricultura tem possibilitado a evolução de todos os segmentos da cadeia produtiva. A Campanha de Qualidade do Café, lançada em 1998, tem dado excelentes resultados para a economia e para a geração de emprego e renda do Estado. Em 1999, produtores paulistas conquistaram as melhores colocações nos principais concursos de qualidade: o Prêmio Illycafé para expresso e o Café Gourmet da Organização Internacional de Café – OIC.
Nesse ano, a Campanha da Qualidade do Café, que mobiliza o setor produtivo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atinge mais de seis mil produtores em todo o Estado de São Paulo. Foram feitas palestras técnicas dirigidas a produtores das regiões de Espírito Santo do Pinhal, São Manoel, são José do Rio Pardo, Parapuã, Marília, Garça, Piraju e Franca.
Atualmente, a cultura do café pode ser feita em pequenas e médias propriedades. Também pode atender nichos especializados, como o café orgânico, possibilitando a geração de empregos em áreas menos desenvolvidas. Os produtores podem optar não só do pelo plantio do café arábica, mas também do café robusta, que é mais resistente às pragas.

Lançamento

Responsável por 90% dos cultivares com 4 bilhões de cafeeiros no Brasil e por cerca de 60% dos cultivares plantados na América Central e outros países da América do Sul, o Instituto Agronômico acaba de desenvolver novos cultivares.
Durante o Simpósio será lançado um novo cultivar o IAC Ouro Verde e outros dois cultivares serão apresentados oficialmente : Tupi IAC e Obatã IAC, ambos com grande resistência à ferrugem. Esses três cultivares contribuirão de forma expressiva para a melhoria da qualidade do café em São Paulo e sua agregação de valor aos produtos dessa importante cadeia produtiva.

Data: 29, 30 e 31 de agosto de 2000
Horário: a partir das 9 horas
Local: Avenida Barão de Itapura, 1481 – Campinas/SP.