Simpósio discute segurança alimentar e mercado da pesca

Encontro acontece de 4 a 6 deste mês, em São Vicente

ter, 03/06/2008 - 16h52 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesca (IP), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, realiza, de 4 a 6 deste mês, em São Vicente, o III Simpósio de Controle do Pescado – Segurança Alimentar, Inovação Tecnológica e Mercado (Simcope), que vai discutir a inocuidade do alimento, seu melhor aproveitamento e as perspectivas de mercado.

O simpósio é organizado pelos pesquisadores do Laboratório de Tecnologia do Pescado do IP e tem como público-alvo industriais, aqüicultores, pescadores e demais integrantes da cadeia de produção, profissionais ligados ao comércio, vigilância sanitária, professores e estudiosos das áreas de saúde, inspeção, nutrição, ciências biológicas e farmacêuticas, engenharia de alimentos e cursos afins.

As palestras vão abranger temas como alimento seguro, rastreabilidade, inovação tecnológica, adequações da indústria às diretivas internacionais, aproveitamento de subprodutos, competitividade no mercado mundial, mercados latino-americano e brasileiro. Também estão previstas mesas-redondas sobre inovações tecnológicas e tendências de mercado.Em paralelo vai ocorrer o “II Encontro de Tecnólogos de Pescado”, com a finalidade de aproximar os profissionais, técnicos e especialistas da área.

Segundo os organizadores, o objetivo é gerar convergência entre as pesquisas desenvolvidas para impulsionar o setor pesqueiro nacional e contribuir ao bom desempenho de toda a cadeia de produção do pescado.

Sobre o laboratório

A Unidade Laboratorial de Tecnologia do Pescado realiza pesquisa científica, assessoria e consultoria nas áreas de qualidade e processamento do pescado, considerando os diferentes aspectos, como segurança alimentar, matéria-prima para a indústria, produto para o comércio e preservação ambiental.

Para isso, dispõe de uma planta-piloto para processamento de pescado, cozinha experimental, laboratório de análise sensorial, laboratórios de análise físico-química, parasitológica e microbiológica e laboratório de tratamento de resíduos de pescado (tecnologia de silagem química e biológica).

Uma das finalidades é o atendimento a demandas específicas do setor produtivo, buscando o melhor aproveitamento ou substituição de matéria-prima, o desenvolvimento de produtos, ajustes em linhas de produção, destinação e/ou transformação de resíduos, dentre outros. É propósito também da equipe da Unidade Laboratorial orientar a comunidade em termos de ações governamentais e conhecimentos de tecnologias, sempre com foco na segurança alimentar.

Consumidor

Ao adquirir um produto, o consumidor exige qualidade, obrigando os fornecedores ao desenvolvimento de práticas que, no caso do pescado, abranjam o processo de captura, tratamento a bordo, desembarque da matéria-prima, transporte, acondicionamento, conservação e comercialização, para citar apenas algumas. Há, então, uma série de requisitos a serem rigorosamente observados.

Para a equipe da Unidade Laboratorial, a tecnologia não melhora a qualidade higiênico-sanitária do pescado. Se a matéria-prima for de baixa qualidade, o produto final também estará comprometido. Para evitar perda de qualidade, o pescado deve ser bem resfriado ou congelado imediatamente após a captura, podendo ser submetido a outros processamentos tecnológicos logo após o desembarque (salga, secagem ou defumação). Tais procedimentos prolongam sua vida útil, de forma a que chegue ao consumidor em boas condições de sanidade.

Entretanto, o consumidor também tem o seu papel no controle da qualidade do produto adquirido, conforme salienta a diretora da Unidade, Cristiane Neiva.

No acondicionamento e transporte até a residência ou restaurante, por exemplo, bem como no pré-preparo para o consumo, descuidos, sobretudo em relação à manutenção da carne a baixa temperatura, podem comprometer o produto.Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 13 3261-2653/1900, email simcope@pesca.sp.gov.br e no site www.pesca.sp.gov.br.

SERVIÇO:

III Simpósio de Controle do Pescado – Segurança Alimentar, Inovação Tecnológica e Mercado (Simcope)

Data: 4 a 6 de junho, a partir das 8h30

Local: Centro de Convenções da Prefeitura de São Vicente – R. Capitão Luis

Pimenta, 811, Bairro Parque Bitatu, São Vicente/SP

 

Da Secretaria de Abastecimento

(I.P.)