Simpósio discute relações entre Brasil e Japão

Goldman classificou evento como “o início das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa ao Brasil"

qua, 16/01/2008 - 18h48 | Do Portal do Governo

 Nessa quarta-feira, 16, foi aberto o Simpósio Econômico Brasil – Japão, que visa discutir as relações de negócios entre os dois países. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, participou do evento e o classificou como “o início das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa ao Brasil”.

Para o vice-governador, a imigração japonesa foi uma grande contribuição ao Brasil e, em especial, a São Paulo. “Um dos mais importantes diferenciais do nosso estado é essa diversidade de culturas trazidas pelos imigrantes, especialmente os japoneses”, disse.

Goldman disse também que considera Brasil e Japão países naturalmente complementares, pelas grandes áreas e recursos naturais de um e os recursos humanos e avanços tecnológicos do outro. “Chegamos agora a um novo patamar nas relações entre Brasil e Japão, e esperamos que essa parceria possa beneficiar os povos dos dois países”, completou.

Após 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no navio “Kasato Maru”, no porto de Santos, a comunidade japonesa no Brasil é considerada hoje a maior do mundo fora do Japão. Em 2007, o estado de São Paulo exportou US$ 630 milhões para o Japão e importou US$ 2,2 bilhões.

Da Secretaria do Desenvolvimento

(C.M.)