Simpósio aborda a gestão de resíduos na USP

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet até quarta-feira, 24 de outubro

seg, 22/10/2007 - 15h57 | Do Portal do Governo

No dia 25 de outubro, o Anfiteatro do Prédio de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP será sede do 2º Simpósio USP Recicla, cujo tema é “Gestão de Resíduos da USP: da Ação Cotidiana à Política Institucional”.

O evento tem como foco a proposição de um documento oficial que contemple a organização e a normatização dos sistemas e estruturas da Universidade que tenham vínculo com compra, utilização e descarte de materiais. Pretende-se, em seus encaminhamentos, a adequação de contratos de serviços e de pessoal técnico relacionado ao tema por meio da reunião de pessoas que possam trazer subsídios para a implementação de ações sustentáveis no contexto da USP.

Os objetivos do simpósio são: reunir as principais lideranças da instituição para avaliar as perspectivas de formulação de uma política de gestão integrada de resíduos na USP; reforçar a discussão que prime pela utilização responsável e sustentável de materiais e promovam a redução na geração de resíduos sólidos; expor as práticas cotidianas e locais da USP na solução de problemas ambientais e as pesquisas em desenvolvimento na temática de educação ambiental e de gestão de resíduos; e, por fim, propiciar o debate das dimensões educativas, técnicas, acadêmicas, sociopolíticas e institucionais na gestão de resíduos.

Programação

Após a recepção e instalação de painéis, às 8 horas, e a abertura oficial do evento, às 8h30, será realizada, às 9 horas, a conferência “Actions for a sustainable campus: The case of the University of Colorado at Boulder – USA”, apresentada pelo professor Pedro Roberto Jacobi, da Faculdade de Educação (FE) da USP e coordenador do ProjetoUSP Recicla Campus da Capital e ministrada por Jack DeBell, diretor dos serviços de reciclagem da Universidade de Colorado, em Boulder, Estados Unidos. O intuito da conferência é contextualizar os avanços em instituições universitárias na gestão de resíduos e de modo a subsidiar trabalhos futuros.

Às 10h15, haverá a mesa-redonda “Caminhos para um Campus Sustentável: Instâncias e Responsabilidades”. O moderador será Oswaldo Massambani, diretor da Agência USP de Inovação. Os debatedores serão os professores Miguel Cooper, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, Valdir Schalch, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Tadeu Malheiros, também da EESC, e Marcelo de Andrade Romero, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

O lançamento do livro “Da pá virada: revirando o tema lixo – vivências em educação ambiental e resíduos sólidos” do Programa USP Recicla ocorrerá às 13h30, e, às 14 horas, outra mesa-redonda, “Inventário de Gases do Efeito Estufa: Possível Escopo para os campi da USP”, moderada por Valdir Mantovani, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e composta também por Jack DeBell, Marco Antonio Saidel, da Poli, Maria de Fátima Andrade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e Carlos Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP. Às 15h45, haverá apresentação oral de trabalhos e experiências na promoção de políticas dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) nas Unidades da USP, e, às16h45, encerramento do evento, premiação e confraternização.

As inscrições, gratuitas, para participação no evento devem ser feitas pelo site http://www.inovacao.usp.br/2simposioRecicla/ até quarta-feira (24).

O Auditório do Prédio de Engenharia Mecânica se localiza na Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4428/4469; e-mail simposiorecicla@usp.br; site www.inovacao.usp.br/2simposioRecicla/

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)