Siga as orientações do Procon-SP na compra do presente do Dia dos Pais

Se você ainda não comprou o presente do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 12, fique atento às orientações da Fundação Procon de São Paulo para evitar problemas. – […]

qui, 09/08/2012 - 11h58 | Do Portal do Governo

Se você ainda não comprou o presente do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 12, fique atento às orientações da Fundação Procon de São Paulo para evitar problemas.

– Evite as compras por impulso. Uma vez escolhido o presente, uma boa pesquisa de preços é fundamental.

– O Código de Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la. Se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do material publicitário.

LEIA TAMBÉM
Museu do Futebol tem entrada gratuita no fim de semana do Dia dos Pais

– A troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma decisão do estabelecimento. A loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Porém, muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeito. Nesse caso, essa possibilidade deve ser exigida por escrito no ato da compra.

– Perfumes ou cosméticos devem conter todas as informações sobre o produto em língua portuguesa.

– Celulares só devem ser adquiridos em lojas autorizadas, o que garante a procedência e habilitação. Exija o produto lacrado e na embalagem original.

– Computadores e eletroeletrônicos devem ser testados na frente do cliente. Verifique se o produto acompanha manual de instruções em português e relação da rede autorizada de assistência técnica.

– Se existe a opção de parcelamento no pagamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas.

Do Portal do Governo do Estado