Shows invadem parques da periferia de São Paulo

Na programação deste mês há muito samba, danças de origem africana, além de espetáculos de choro e forró

ter, 02/11/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Cultura nos Parques, programa da Secretaria da Cultura que leva espetáculos culturais, aos finais de semana, para os parques públicos da periferia de São Paulo, encerra em novembro a sua edição 2010. Na programação deste mês, há muito samba, danças de origem africana como coco e afoxé, além de espetáculos de choro e forró – tudo de graça. 

“O objetivo é promover espetáculos como opção de lazer para o público das periferias de São Paulo, formando novos públicos e valorizando os parques”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. 

Neste mês, serão dez espetáculos, nos parques Vila do Rodeio (Cidade Tiradentes), Santo Dias (Capão Redondo), Parque do Carmo e Raul Seixas – COHAB II (ambos em Itaquera). A abertura no dia 6 de novembro será com o show do veterano sambista Germano Mathias com o quinteto Partido Alto Na Cozinha, no Parque do Carmo. No dia seguinte, 7, Wesley Nóog e sua banda mostrarão o swing e atitude do samba-soul feito no Brasil, no Capão Redondo. 

No dia 20, haverá quatro opções diferentes no Parque do Carmo: Iya Omo, do grupo Circo de Ébanos, é um espetáculo circense focado na cultura negra; Ponta Virada, com o Maracatú Prego Batido, é uma apresentação de percussão, canto e dança em homenagem ao maracatu de baque virado, manifestação nordestina; já o Nicolas Krassik Trio faz um show que mistura ritmos como samba, choro e forró; por fim, Tuco e o Batalhão de Sambistas é expoente da atual cena do samba da Paulicéia, e sua música é composta da tradição do samba de terreiro, choro e grandes sambas da Época de Ouro da nossa música popular. 

A Cia Felinos Adestrados apresentará no dia 28, o CircoBol, que reúne números de circo para lembrar o amor do país pela bola no Parque Santo Dias.   

Além disso, o grupo Nau dos Ícaros apresentará o seu Cortejo Musical-Circenseno dia 14, em Itaquera, e a Cia Fractais faz duas apresentações do circo-teatro Os 3 R’s, que aborda de forma lúdica o problema ambiental do lixo e consumismo exagerado, no Parque Vila do Rodeio (13) e  Parque Raul Seixas (21). E para os menores, dia 27, o Circo Teatro Do Tubinho – O Elefantinho que caiu do Rabo do Cometa diverte a criançada com o elefante nanico que caiu do céu, em Cidade Tiradentes. 

Confira a programação:

Sábado, 6, às 15 horas
Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Germano Mathias – A voz da malandragem (Música)
Neste show o veterano sambista Germano Mathias sobe ao palco acompanhado pelo quinteto Partido Alto Na Cozinha, formado por violão (Elizeu), cavaquinho (Dudu), pandeiro (Manezinho), timba (Juninho) e trombone (Allan Abbadia), para apresentar repertório de sambas sincopados que retratam a velha e boa malandragem brasileira.
Duração: 80 minutos

Domingo, 7, às 17 horas
Parque Santo Dias
Rua Jasmim da Beirada, 71 – Capão Redondo
Wesley Nóog e Banda (Música)
Dono de uma voz marcante e de performances vigorosas, Wesley Nóog retrata em suas composições a vida e a formação do nosso povo, com muito swing e atitude, revelando-se um importante expoente do samba-soul feito no Brasil. Nóog apresenta-se com uma banda composta por doze músicos virtuosos, que o acompanham por espaços como Studio SP, Cooperifa, Bar Brahma e unidades do Sesc.
Duração: 50 minutos

Sábado, 13, às 15 horas
Parque Vila do Rodeio
Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 – Cidade Tiradentes
Cia. Fractais – Os 3 R’s (Circo-Teatro)
Estamos entupindo nosso planeta com tudo o que descartamos. Compramos demais, consumimos com exagero e nem perguntamos: para onde vão todas essas coisas depois que as usamos? O espetáculo Os 3 R’s aborda o tema de forma lúdica, utilizando técnicas circenses e um enredo teatral para que atinja todas as gerações
Direção: Marcelo Castro. Elenco: Cibele Scalesi, Cássia Theobaldo, Chino Mario, Marcio Pial, Flávia Beghin e Luka Ianchity
Duração: 45 minutos de espetáculo e 15 minutos de oficina

Domingo, 14, às 15 horas
Parque Raul Seixas
Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Conjunto José Bonifácio/ Itaquera
Nau de Ícaros – Cortejo Musical-Circense (Música/Circo)
Duração: 50 minutos

Sábado, 20
Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
às 11h30
Circo de Ébanos – Iya Omô (Circo)
Iya Omô é o primeiro espetáculo circense focado na cultura Negra e apresentado somente por artistas negros. Músicas e danças africanas, marcadas por ritmos fascinantes, acompanhadas de números circenses impressionam os espectadores. Um espetáculo que emociona por sua riqueza cultural, vibração e energia.
Direção: Bel Toledo. Elenco: Leia Lopes, Aderson Esteves, Anderson de Jesus, Graziele Santos, Andre Cardoso, Panmela Naves, Alan da Silva, Simone Adriano. Percussão: Candele. Coreografia: Solange Ferreira. Trilha  Sonora: Teo  Ponciano.
Duração: 50 minutos
às 13 horas
Maracatú Prego Batido – Ponta Virada (Cultura Popular)
Percussão, canto e dança formam a base do grupo, que passeia pelos diversos baques e alguns ritmos da cultura copular afro-brasileira, como coco, afoxé, ciranda e marcha. O trabalho presta homenagem ao maracatu de baque virado, manifestação nordestina que enriquece culturalmente o Brasil com seus valores de raiz.
Duração: 60 minutos
às 14h30
Nicolas Krassik Trio (Música)
O violinista francês Nicolas Krassik, radicado no Brasil desde 2001, descobriu a música brasileira em eventos realizados em Paris. Chegando ao Rio de Janeiro, teve imediato contato com o Samba, o Choro, o Forró, no bairro da Lapa, tocando com grandes artistas brasileiros.
Neste show Nicolas fará um apanhado dos seus quatro álbuns acompanhado por Edu Krieger [violão de 7 cordas] e Carlos Cesar (percussão).
Duração: 60 minutos
às 16 horas
Tuco e o Batalhão de sambistas (Música)
Tuco e o Batalhão de Sambistas, expoentes da atual cena do samba da Pauliceia é formado por sambistas que cultuam a tradição do samba de terreiro, mas que bebem na escola do choro e valorizam os grandes sambas da Época de Ouro da nossa música popular. O Batalhão, capitaneados pelo excelente cantor, Tuco, se prepara para lançar seu primeiro CD, “Peso é Peso”, gravado ao vivo em fevereiro e que contou com as luxuosas participações de Monarco, Nelson Sargento e Cristina Buarque.
Voz: Tuco. Violão 7 cordas, João Camarero. Violão 6 cordas, Junior Pita. Cavaco, Lucas Arantes. Surdo, Donga. Pandeiro, Beto Amaral. Pandeiro, caixa, agogô, tamborim e reco-reco, Rafael Toledo. Tamborim e agogô, Jorge Garcia. Cuíca, tamborim, agogô, Alfredo Castro.
Duração: 60 minutos

Domingo, 21, às 15 horas
Parque Raul Seixas
Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Conjunto José Bonifácio/ Itaquera
Cia. Fractais – Os 3 R’s (Circo-Teatro)
Estamos entupindo nosso planeta com tudo o que descartamos. Compramos demais, consumimos com exagero e nem perguntamos: para onde vão todas essas coisas depois que as usamos? O espetáculo Os 3 R’s aborda o tema de forma lúdica, utilizando técnicas circenses e um enredo teatral para que atinja todas as gerações.
Direção: Marcelo Castro. Elenco: Cibele Scalesi, Cássia Theobaldo, Chino Mario, Marcio Pial, Flávia Beghin e Luka Ianchity.
Duração: 45 minutos de espetáculo e 15 minutos de oficina

Domingo, 27, às 15 horas
Parque Vila do Rodeio
Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 – Cidade Tiradentes
Circo Teatro do Tubinho – O Elefantinho que caiu do Rabo do Cometa (Circo-Teatro)
No circo de “Don Bigodon”, o elefante simplesmente desapareceu e um elefantinho de outro planeta caiu do céu, e está sendo a maior atração do espetáculo, porém o mágico Ali-Kan-Kan não está gostando de perder o posto de atração principal do circo e tem um plano para sumir com o elefantinho Naninho. Um divertido espetáculo para toda a família!
Duração: 50 minutos

Domingo 28, às 15 horas
Parque Santo Dias
Rua Jasmim da Beirada, 71 – Capão Redondo
Cia. Felinos Adestrados – CircoBol (Circo)
O circo é como o futebol, um espetáculo!  Ambos transmitem alegria e aproximam as pessoas. O público também é muito parecido na paixão e na emocão, torcem pelo equilibrista, emocionam-se com a bailarina e apaixonam-se pelo trapezista. É por meio desse imaginário que o espetáculo “CircoBol” propõe uma fantasia entre as duas artes, com o goleiro-equilibrista, os acróbatas torcedores, o “bolabarista”, o juiz-palhaço  e a contorcionista dentro da bola que se traduz na alma do futebol.
Direção: Rogério Maia. Elenco: Alessandra Thomazini, Carlos Cosmai, João Carlos Deon, Thiago Cintra, Marina Bombachini
Duração: 50 minutos

Da Secretaria da Cultura