Shows de Rappin’ Hood e do DJ RM marcam II Encontro Paulista de Hip-Hop

Música, exposições, palestras e diversas atividades culturais serão realizadas neste sábado, 29, no Memorial da América Latina, em comemoração ao mês

sáb, 29/11/2008 - 13h43 | Do Portal do Governo

Este sábado será um dia de muitas atrações para os aficionados pela cultura hip-hop, que se encontrarão no Memorial da América Latina durante o II Encontro Paulista de Hip-Hop, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio da Assessoria Especial para o Hip-Hop. O evento faz parte das ações desenvolvidas pela SEC em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

O evento, que reverencia as histórias e as memórias da população afro-brasileira, é um convite para o diálogo e tem por objetivo disseminar as múltiplas dimensões que integram a cultura hip-hop e reafirmar o compromisso de implementação de políticas públicas voltadas ao segmento negro, em especial os jovens. São articuladores da proposta o assessor especial para o Hip-Hop, Márcio Santos da Silva – “Tchuck” -, a curadora Ana Lúcia Silva Souza e o rapper e apresentador Rappin’ Hood.

As atividades do II Encontro Paulista de Hip-Hop serão realizadas das 10h às 21h. Durante todo o dia, as oficinas e outras atividades ocorrerão simultaneamente às discussões pertinentes ao universo da cultura hip-hop: relações raciais e de gênero, violência, sobrevivência, sexualidade e mídia.

“Queremos que o artista saia do palco para discutir os temas de suas músicas, e que as pessoas não se limitem apenas a ouvir as canções, mas se manifestem”, afirma Márcio Santos da Silva. Na avaliação do assessor, o hip-hop é atualmente a mais forte vertente do movimento negro.

Além dos shows musicais de Rappin’ Hood e do DJ RM (que está entre os 12 melhores MCs do mundo), serão promovidos debates em uma grande tenda, chamada Baobá, com capacidade para 200 pessoas, armada do lado de fora do Memorial. “O baobá é uma árvore africana, muito frondosa, onde os ancestrais dos escravos trazidos para o Brasil se reuniam para contar histórias para as crianças”, explica Márcio. Na tenda, o espírito será o mesmo, com ênfase na troca de experiências e na discussão de temas que dizem respeito aos jovens, principalmente os moradores da periferia, como violência, trabalho, saúde, sexualidade e educação. Diversos especialistas, convidados pelos organizadores, participarão desses debates.

PROGRAMAÇÃO II ENCONTRO PAULISTA DE HIP HOP

AUDITÓRIO SIMON BOLIVAR

Mesa1

10h às 11h30

HIP-HOP EM DIÁLOGOS COM AS AFRICANIDADES

Discute aspectos em torno das tradições de matrizes africanas, com influência na vida de pessoas, de culturas, de espaços, tempos e também no hip-hop.

Mediação: ANA LÚCIA SILVA SOUZA – Pesquisadora nas áreas de juventude e relações raciais. Socióloga, doutoranda em Lingüística Aplicada, mestre em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palestrantes:

AZOILDA LORETTO DA TRINDADE (RJ) – Pesquisadora na área de educação, relações raciais e juventude. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da Universidade Estácio de Sá (RJ).

SIMONE GONÇALVES SANTOS (BA) – Integra o Núcleo de Mulheres da Rede Aiyê Hip-Hop. Cursa licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia.  Com o foco em corporalidades, desenvolve oficinas de gênero, juventude e hip-hop.

DEPH PAUL (SP) – Graduado em música pela Universidade Livre de Música (ULM), é designer e desenvolve trabalhos na área de artesanato e de bijuterias na The Universal Zulu Nation USA. Realiza trabalhos com temáticas de juventude, hip-hop e cidadania.

Mesa 2

13h30 às 15h

SENZALAS, TERREIROS, IRMANDADES, SAMBAS… HERANÇAS POLÍTICAS E CULTURAIS

Reverencia os saberes ancestrais que, ao recriar o legado cultural e político das africanidades, sustentam os caminhos pelos quais se vive, se ensina e se aprende.

Mediação:

EULLER ALVES – Arte Educador, cursa bacharelado em Ciências Sociais. É coordenador do Instituto Umoja Dramaturgia Negra e Cultura Afro-Brasileira, grupo que se dedica a intervenções em espaços diversos.

Palestrantes:

DENISE BOTELHO – Pesquisadora nas áreas de educação e relações étnico-raciais e religiões de matrizes africanas. Doutora em Educação (FE/USP). Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração (PAD) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

LECI BRANDÃO – Cantora e compositora renomada. Sempre com o olhar voltado para o cotidiano, discute políticas e aspectos relacionados à cultura e à musicalidade negra do Brasil.

LAMARTINE SILVA – Rapper, ex-integrante do Clã-Nordestino. Como ativista, tem envolvimento com projetos de incentivo à cultura e com organizações políticas do universo do hip-hop.

Mesa 3

17h às 18h30

120 ANOS? ABOLIÇÃO? SE VOCÊ NÃO CANTA, QUEM VAI CANTAR?

Reafirma o hip-hop como parte do processo de (re) existência nos 120 anos da abolição, ainda incompleta.  Neste cenário, a cultura hip-hop produz e faz circular estratégias de cantar as desigualdades como forma de agir em sociedade.

Mediação:

LEANDRO DA SILVA ROSA – Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Sociólogo com Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Unesp.

Palestrantes:

MATILDE RIBEIRO – Pesquisadora na área de gênero e etnia.  Mestre em Psicologia Social. Ex-ministra da Secretaria Especial e Política de Promoção para a Igualdade Racial.

JOEL ZITO ARAÚJO – Roteirista, diretor de cinema, TV e vídeo com destaque para as temáticas: diversidade racial, identidade negra, racismo e mídias. Doutor em Ciências da Comunicação. Diretor dos filmes “Negação do Brasil”, “Filhas do Vento” e outros.

PARTEUM – Rapper, produtor e beatmaker. É um dos Mc’s do Mzuri Sana, grupo do qual faz parte com suas rimas fortes que pedem reflexão e atitude.

FOYER

NAS RUAS DA LITERATURA COM ALLAN DA ROSA

11h – Oficina de literatura Afro-brasileira com o escritor periférico Allan da Rosa.

14h – Allan da Rosa convida para conversar: o Escritor Cuti (“Negros em contos”) e a Escritora Maria Tereza (“Negrices em flor”).

Parte externa do Memorial da América Latina

APRESENTAÇÃO MAX B.O

GRAFITANDO NO ENCONTRO

Serão realizadas duas oficinas, às 11h e às 15h. O grafiteiro Bonga, que possui trabalhos espalhados pela cidade de São Paulo, convida outros artistas. Haverá também exposição de grafites.

11h às 17h

TROCANDO IDÉIA: LOW RIDER E LOW BIKE

Diálogo com integrantes da cultura, oportunidade de conhecer de perto e saber um pouco mais da filosofia, com os grupos Otra Vida Car Club, Guadalupe Car Club e Clã Munhão Bike Club que mostrarão seus carros e bicicletas.

BATE PAPO NO “BAOBÁ”

Mestre de Cerimônias: MARKÃO

O Rapper, integrante do grupo DMN, que há tempos utiliza o hip hop como espaço de reflexão, também será o mestre de cerimônias, desta vez comandando os bate papos ao redor do “Baobá”.

12h às 13h30

PAULA LIMA convida para conversar sobre: JUVENTUDE SÉCULO XXI: SEXUALIDADE E SAÚDE

A cantora destaca-se com sucessos que dialogam com o rap, o funk e suingues que ganham novas roupagens em sua voz.

ALBERTINA DUARTE – Médica ginecologista. Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo e da Casa do Adolescente na capital paulista. Especialista em sexualidade e saúde.

SUZANA KALCKMANN – Doutora em Ciências, pesquisadora científica do Instituto de Saúde (Secretaria de Estado da Saúde de SP). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Reprodutiva e foco nas temáticas de saúde, contracepção e prevenção de DST-AIDS com recorte em raça/etnia e gênero.

OSMUNDO SANTOS DE ARAÚJO PINHO

Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. É professor adjunto no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cachoeira. Tem pesquisas junto às temáticas sobre relações raciais, identidades sociais, sexualidade e gênero.

14h às 15h

DJs na área

Workshop com o DJ ERICK J, o atual bi-campeão do hip-hop, DJ e vice-campeão do DMC Brasil Championship – importantes espaços de competição que envolvem DJ’s de todas as partes do Brasil e do mundo.

15h30 às 17h

GOG – Convida para conversar sobre: “JUVENTUDE SÉCULO XXI SOBRE VIVÊNCIAS”

Rapper de extraordinária atuação no Hip-Hop, tanto nos palcos como em palestras e bate papos. Conversará sobre violência, educação, relações de gênero, direitos e a capacidade potencializadora do hip-hop. Ele receberá no Baobá para discutir com os jovens:

MAGALI MENDES – Coordenadora do Festival Comunitário Negro Zumbi, Filósofa pela Unicamp- SP, Membro do Fórum Estadual de Mulheres Negras e Promotora Legal Popular.

REINALDO GOMES – Bacharel em Direito, é coordenador de Políticas de Juventude da Secretaria Executiva do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) do Ministério da Justiça.

HAMILTON RANGEL JUNIOR – Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, membro e pesquisador associado do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância – LEI, da Universidade de São Paulo, coordenador do Curso de Direito da Universidade Nove de Julho.

17h30 às 18h30

PRA ENTRAR NA RODA

Workshop de dança com TSUNAMI ALL STARS CREW, grupo composto por integrantes de São José do Rio Preto e São Paulo, primeiro colocado no Duelo e na Battle Brasil, terceiro colocado no campeonato mundial de break realizado na Coréia do Sul e quinto colocado na Battle of the Year na Alemanha, em 2008.

PALCO

19h SHOWS

DJ RM

1º Lugar no DMC Brasil Championship – etapa brasileira do maior campeonato de DJ’s do mundo.

RAPPIN’ HOOD

Músico, cantor e compositor, apresentador do programa “Rap Du bom” da 105 FM e do programa “Manos e Minas” da TV Cultura. Rapper e incentivador da Cultura Hip-Hop.

Serviço

II Encontro Paulista de Hip-Hop

Memorial da América Latina

Das 10h às 20h

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Grátis

Da Secretaria da Cultura

(M.G.)