Shows de Química da Unesp aproximam jovem do conhecimento

Duas apresentações do Show de Química para alunos de 8ª série da Escola Estadual Alfredo Machado abriram o projeto Ciência na Unesp – Dracena

qua, 30/05/2007 - 20h10 | Do Portal do Governo

Duas apresentações do Show de Química para alunos de 8ª série da Escola Estadual Alfredo Machado abriram o projeto Ciência na Unesp – Dracena, na universidade. Ocorridas em março e abril, as exibições feitas por estudantes de graduação do curso de Zootecnia explicaram conceitos da Química relacionados ao cotidiano dos jovens.

Com apoio do Programa Ciência na Unesp, ligado à Vice-Reitoria, o projeto busca divulgar a ciência entre estudantes das escolas públicas e privadas da região, contribuindo para a melhoria do seu desempenho educacional.

Sob a coordenação do professor Fábio Ermínio Mingatto, os graduandos Adriana Moraes, Caroline Oliveira, Juliana Kojima, Luiz Coutinho e Mariana Trevizan iniciaram o “Show” com uma introdução teórica sobre a importância da Química no dia-a-dia.

Em seguida, foram realizadas experiências com a participação dos adolescentes, como a simulação de chuva ácida e a decomposição da água oxigenada. “Os experimentos simples e com temas do cotidiano, além da interação com os monitores, têm tido resultados muito positivos com os alunos das escolas. Com a visita aos laboratórios da Universidade, eles compreendem melhor os conteúdos que são passados nas aulas”, diz Mingatto.

Outras experiências permitem a discussão de conceitos químicos. Por exemplo, a simulação de um vulcão é feita com a adição de um ácido, como o vinagre (ácido acético), em determinada quantidade de bicarbonato de sódio com corante vermelho. A “lava” resultante provoca a discussão sobre as reações de neutralização que ocorrem entre um ácido e uma base. Segundo o coordenador do projeto, a visita dos alunos das escolas ao campus também aproxima a comunidade da Universidade.

Para a locomoção dos grupos, foi firmada uma parceria com a prefeitura, que fornece os veículos. No primeiro semestre, deverão ocorrer exibições quinzenais do Show de Química. “Temos a intenção também de ampliar as apresentações para outras áreas da ciência, como Física e Biologia”, ressalta Mingatto.

Do Portal da Unesp

(R.A.)