Show do Projeto Guri abre SWU 2011

Visitantes poderão conhecer no estande do projeto o Mixer Guri, um software interativo de mixagem

sáb, 12/11/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Alunos de sopro e percussão do Projeto Guri, programa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, farão a abertura do Fórum Global de Sustentabilidade do SWU 2011, festival que acontece entre os dias 12 e 14, em Paulínia.

Além de músicas dos Beatles, U2, e pout-pourris de rocks clássicos, os guris do polo de Pirassununga interpretarão a música Hey Hey My My, do cantor Neil Young, que estará presente na mesma data no Fórum.

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão conhecer também o estande do Mixer Guri, software interativo do Projeto Guri que torna possível criar músicas e arranjos a partir de instrumentos e vozes pré-gravados. No estande, composto por quatro laptops, um telão e uma loja, os interessados terão a oportunidade de fazer sua própria música e ajudar o projeto.

Os bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo para Ex-alunos Caio Antunes (percussão e violão), Daniel Feitoza (guitarra), Eduardo Scaramuzza (percussão), Gabriel Ciccari (percussão) e Tábata Lima (violoncelo) participarão das ações no estande explicando aos visitantes sobre o funcionamento do Mixer Guri. Além disso, comandarão as ações no “Faça a sua Música”, uma banda montada dentro do espaço, com baixo, bateria, guitarra e vocal. Aqueles que passarem pelo espaço poderão montar a sua própria banda, tocar e ter sua foto publicada no site do Projeto Guri.
Além disso, os seis ganhadores do concurso cultural “O Mixer Guri me leva para o @SWUBrasil” desenvolverão uma série de atividades divulgando o Projeto Guri, participarão do Fórum e também assistirão aos shows.

Mixer Guri

Lançado em maio de 2011, o Mixer Guri é uma plataforma online de mixagem interativa, onde o internauta cria suas próprias músicas e colabora com o Projeto Guri. Ao lado de atuais guris e de ex-guris, grandes nomes da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Naná Vasconcelos, gravaram bases vocais e instrumentais em diferentes ritmos, passando pela música popular, percussão e rock. Para misturar, basta acessar o menu “faça sua música” e se divertir com 64 trechos de instrumentos e vozes, que podem ser misturados de variadas maneiras, chegando a mais de centenas de resultados diferentes. A cada trecho inserido no remix, uma quantia em dinheiro é somada ao contador no rodapé do site. Ao final da composição, o interessado compra a música pronta e o valor vai direto para a conta do Projeto. Acesse www.mixerguri.org.br e faça sua música!

Programa de Bolsas

Criado em 2010, o programa tem o objetivo de incentivar ex-alunos que desejam continuar seus estudos na música. Podem se inscrever ex-guris, com idades entre 16 e 22 anos, que tenham frequentado as atividades do projeto por um período mínimo de 18 meses consecutivos. As bolsas podem chegar até a R$ 45 mil por candidato, valor que deve ser destinado a despesas com cursos, com duração de até 12 meses, além de moradia, alimentação, transporte, material didático e papelaria, acessórios musicais, despesas pessoais e atividades pedagógicas e artísticas.

Em 2011, a organização abriu processo seletivo para a segunda edição do programa, que selecionou 13 novos bolsistas, além de prorrogar, pelo período de seis meses a um ano, as bolsas de outros nove jovens premiados na edição anterior. Entre os destinos estão escolas como o Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Conservatório del Liceu de Barcelona (Espanha), Universidade de Pittsburgh (EUA) e o custeio de passagens aéreas para um curso em Madri (Espanha).

Sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da Capital, com 13,5 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site do Projeto Guri ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.

Da Secretaria da Cultura