Sexto mutirão do Visão do Futuro acontece neste sábado na capital

Estudantes da rede estadual e municipal passarão por consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas

sex, 19/08/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 20, será realizado o 6º mutirão do programa Visão do Futuro 2011, voltado a alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais da capital. A estimativa é que 4,3 mil estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, passem por consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas ao programa, que é desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde. Cerca de 500 alunos da rede estadual serão atendidos na ocasião. Durante todo o ano, os mutirões do programa deverão beneficiar mais de 20 mil estudantes de escolas estaduais.

Todos os estudantes encaminhados para o mutirão passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas as crianças que já usam óculos há mais de um ano. Após a avaliação, caso haja necessidade, elas receberão gratuitamente óculos fornecidos pelo programa.

Aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Província de Nagasaki, localizada na zona norte da capital, Geovana Cancine de Paula foi uma das participantes do mutirão em 2010 e recebeu um par de óculos do programa. A mãe da estudante, Giseli Cancine Vieira, conta que a filha nunca havia feito exame oftalmológico e também não se queixava de problemas na visão. “Só descobrimos que ela tinha dificuldade para enxergar por conta do programa. Gostei muito dessa iniciativa. Se não fosse por ela não teríamos percebido o problema”, ressalta Giseli. Para Geovana, os óculos foram muito bem-vindos. “Antes eu só conseguia enxergar de perto. Agora melhorou bastante. Ficou mais fácil estudar”, comenta.  

Mutirão

No mutirão deste sábado, os alunos da rede estadual serão atendidos das 8h às 17h, no Hospital Cema, na Mooca; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.

Os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria de Estado da Educação. Os estudantes e seus pais terão transporte e lanche fornecidos pela Secretaria.

Desde a triagem no serviço de saúde à consulta médica e à dispensa do aluno, o tempo médio de atendimento deve ser de três horas. Durante os mutirões, as crianças terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

Embora o programa seja destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos, desde o ano passado, devido à mudança do Ensino Fundamental de oito para nove anos, também são atendidos estudantes do 2º ano. Somente em 2010, o programa beneficiou mais de 140 mil crianças.

Da Secretaria da Educação