Sexta tem exame grátis de glicemia no Metrô e na CPTM

Testes acontecem por causa do Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes

qui, 13/11/2008 - 9h33 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 14, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô realizam ações de prevenção contra o diabetes, doença metabólica caracterizada por aumento anormal da glicose no sangue. O evento marcará o Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes. Na CPTM, a campanha será no Espaço Cultural, na Estação Brás, das 10 às 14 horas.

Os usuários que passarem pelo local terão a oportunidade de receber material informativo sobre os perigos da doença, realizar testes de glicemia e medir a pressão arterial, gratuitamente. A ação será realizada em parceria com a Organização Não-governamental Girassol e a Escola de Enfermagem Carlos de Campos.

No Metrô, a ação será na Estação Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), das 9 às 17 horas. Durante o mutirão, realizado pela Associação de Diabetes Juvenil, uma equipe fará gratuitamente 2 mil testes de glicemia. Nos casos em que for diagnosticada a doença, a pessoa será encaminhada para tratamento. Haverá também distribuição de folhetos informativos sobre o diabetes.

Dia Mundial – O diabetes é uma enfermidade que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina. Seus sintomas são cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas visuais, com risco até mesmo de cegueira. O dia 14 de novembro foi escolhido como data de combate à doença para homenagear o nascimento do cientista Frederick Banting, que, em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em 1921. O feito rendeu a Banting o Prêmio Nobel de Medicina de 1923.

Da CPTM