Sexta-feira vence prazo para entrega do questionário do Saresp

Interessados em atuar como fiscais e aplicadores do exame também devem se inscrever até dia 30

qui, 29/10/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para entrega dos questionários enviados aos pais ou responsáveis dos alunos de escolas públicas e particulares que participarão do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo  (Saresp) em novembro. O questionário tem por objetivo levantar informações socioeconômicas e culturais sobre os estudantes e também saber a opinião dos pais sobre a qualidade do ensino público, abordando aspectos como hábitos de estudo, trajetória escolar, dinâmica das aulas e prática dos professores, entre outros. 

“O questionário complementa o sistema de avaliação organizado pela secretaria. Essas informações serão cruzadas com os resultados do Saresp e nos ajudarão a identificar as variáveis que interferem no desempenho dos alunos”, explica o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Este é o segundo ano que o questionário é aplicado. Além dos pais ou responsáveis, os estudantes também respondem a algumas questões referentes ao cotidiano familiar. A entrega deverá ser feita pelos alunos na própria escola, que também oferece orientação para aqueles que tiverem dúvidas com relação ao preenchimento. 

Saresp 2009 

Maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado, o Saresp acontecerá este ano entre os dias 10 e 12 de novembro. Pela primeira vez desde a sua implementação em 1996, o exame também contará com a participação de alunos das escolas particulares e da rede municipal. Dessa forma, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova, que é um importante instrumento para melhorar a qualidade do aprendizado. 

O Estado será responsável por custear a adesão dos municípios à avaliação. Para isso, estão reservados R$ 7,1 milhões. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, declarou o secretário Paulo Renato. 

Além das escolas da rede municipal, cerca de 145 instituições particulares também participarão da avaliação, mas estas vão arcar com o custo próprio da aplicação da prova. “A forte adesão tanto das redes municipais como das escolas privadas mostra que o Saresp é uma referência fundamental para a educação de São Paulo”, diz o secretário. 

Participarão do Saresp estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, que serão avaliados nas disciplinas Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História). O resultado do Saresp também é considerado na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual. 

Fiscais e aplicadores

Sexta-feira também termina o prazo de inscrição para os interessados em atuar como fiscais e aplicadores da prova do Saresp. As provas serão realizadas entre os dias 10 e 12 de novembro pela Secretaria da Educação.  

Para se candidatar à vaga de aplicador, é necessário possuir escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação ou estar cursando o último ano de faculdade. Também é preciso ter experiência docente e, preferencialmente, ter participado de avaliações de larga escala ou similares. Os professores das redes de educação básica poderão participar desde que realizem as suas atividades de aplicação em escolas nas quais não lecionem e fora do seu horário de trabalho.

O candidato à vaga de fiscal também deve possuir escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação, ou estar cursando o último ano de faculdade. Porém, é vedada a contratação de profissionais que possuam vínculo de trabalho, de qualquer natureza, com as redes de educação básica do Estado de São Paulo.

Para se inscrever, basta acessar o site da Secretaria da Educação (www.educacado.sp.gov.br). 

Da Secretaria da Educação