Sexta-feira termina prazo para estudantes se inscreverem no programa de tutoria em matemática

Alunos do Ensino Médio com bom desempenho em matemática receberão bolsa auxílio para serem tutores de alunos do Ensino Fundamental

qui, 12/08/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Alunos do Ensino Médio e Fundamental da rede estadual interessados em participar do programa Multiplicando Saber como tutores ou pupilos têm até esta sexta-feira, 13, para se inscrever pelo site www.multiplicandosaber.org.br. O programa prevê que alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio com bom desempenho em matemática recebam bolsa auxílio para serem tutores de alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Aos tutores será oferecida uma bolsa mensal de R$ 115,00, pelos três meses de duração do programa. Já os alunos que comparecerem às sessões de estudos receberão vale-presente de até R$ 50,00, conforme a assiduidade. Só poderão se inscrever alunos das escolas selecionadas inicialmente para o programa. Clique aqui e consulte a lista. Além da inscrição online, os candidatos devem entregar ao professor coordenador de sua escola uma ficha de autorização (disponível na secretaria de cada unidade) devidamente preenchida e assinada pelo seu responsável.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação, o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). O investimento total no programa será de US$ 663 mil, sendo US$ 130 mil da secretaria, US$ 200 mil do BID e US$ 333 de parceiros.

“O intuito do programa é apoiar as escolas de Ensino Fundamental na função de recuperar os alunos com dificuldade em matemática e, ao mesmo tempo, auxiliar as unidades de Ensino Médio no reconhecimento do talento e esforço de seus alunos”, diz secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O programa envolverá, inicialmente, 441 escolas da rede em 70 municípios do interior e Grande São Paulo, abrangendo 60 diretorias de ensino. Os tutores serão recrutados nas unidades próximas às escolas onde os alunos com dificuldades em matemática, chamados de pupilos, estão matriculados e onde também acontecerão as sessões de estudo, sempre no período vespertino.

Cada encontro de tutoria vai cuidar de até quatro alunos. As sessões de estudo terão duração de 90 minutos e acontecerão duas vezes por semana, durante 12 semanas, entre os dias 1º de setembro e 23 de novembro deste ano. O formato será o de um plantão de dúvidas, baseado no conteúdo abordado em sala de aula.

Ao professor coordenador de cada escola caberá a responsabilidade pela divulgação do programa entre os estudantes e por indicar o grau de adequação dos alunos inscritos, sejam eles pupilos ou tutores. Ele também deverá estar à disposição dos tutores para orientação em relação ao formato das sessões de estudo. Em relação ao conteúdo, os tutores poderão recorrer ao auxílio dos professores de matemática.

A estimativa é atingir a meta de 35 pupilos inscritos por escola do Ensino Fundamental e 15 tutores por escola do Ensino Médio. O professor coordenador também receberá um vale-presente de até R$ 50,00, de acordo com o número de alunos inscritos em sua escola (quanto mais próximo da meta, maior o valor), e outro vale-presente de até R$ 150,00, conforme a assiduidade dos pupilos.

No dia 19 de agosto, será divulgado no site do Multiplicando Saber as escolas e os alunos que serão beneficiados pelo programa.

Da Secretaria da Educação