Sexta-feira termina prazo para crianças de dois a quatro anos e 11 meses tomarem vacina contra gripe A H1N1

Levantamento da Secretaria da Saúde aponta que mais de 19,6 milhões de pessoas já se vacinaram em São Paulo

qua, 16/06/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 18, o prazo para que as crianças de dois anos a quatro anos e 11 meses tomem a primeira dose da vacina contra a gripe A H1N1. O grupo, que começou a ser vacinado no último dia 25 de maio, imunizou mais de 800 mil crianças em todo o Estado.

Levantamento da Secretaria da Saúde aponta que mais de 19,6 milhões de pessoas já se vacinaram em São Paulo, atingindo a meta de 80%.

As crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses de idade e aquelas portadoras de doenças crônicas com idade até oito anos precisam retornar aos postos de saúde para a tomarem a segunda dose e ficarem completamente imunizadas. A segunda dose pode ser aplicada 21 dias após a aplicação da primeira.

Grávidas e adultos de 30 a 39 anos também podem procurar os mais de 3,8 mil postos de saúde no Estado para tomar a vacina. Os locais funcionam de segunda a sexta das 8 às 17 horas.

“É importante ressaltar que as crianças de dois a quatro anos e 11 meses que ainda não se imunizaram, devem ser levadas a uma unidade de saúde para ficar protegidas contra a gripe A. Os paulistas estão conscientes da importância da vacina e têm comparecido aos postos de vacinação”, afirma o secretário de da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Da Secretaria da Saúde