Sexta-feira é o último dia para se inscrever no vestibulinho da Etec

Ao todo, são 8.075 vagas para cursos técnicos

seg, 15/06/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

As inscrições para o segundo Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 2º semestre de 2009 terminam às 15 horas desta sexta-feira, 19 de junho. O exame será realizado no dia 12 de julho.

Ao todo, são 8.075 vagas para cursos técnicos – sendo 6.520 para as 74 escolas da Secretaria Estadual de Educação, outras 600 vagas serão distribuídas em 10 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital e mais 955 em 11 unidades do Centro Paula Souza.

Inscrições

O interessado em concorrer a uma das vagas, precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.  A inscrição deverá ser feita pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br.
 
As unidades escolares que participam desse processo seletivo vão oferecer equipamentos necessários para a inscrição a quem não tem acesso à rede. É necessário preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária. Cinco dias úteis após o pagamento, o candidato receberá, em seu e-mail, a confirmação da efetivação de sua inscrição.

O Manual do Candidato, com todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site.  

Neste segundo semestre, o governo oferece 50.114 vagas para cursos técnicos em todo o Estado. O processo seletivo foi dividido em dois vestibulinhos – o primeiro, que teve as inscrições encerradas em 29 de maio e terá seu exame neste domingo, 21, oferece 42.039 vagas.  

Novas nomenclaturas 

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os nomes atuais dos cursos está no site www.centropaulasouza.sp.gov.br 

Inclusão social 

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição. 

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. 

A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.  

Mais informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br