Sexta-feira é dia de prevenção contra dengue na CPTM

Agentes que participam da megaoperação de limpeza "Frente contra a Dengue" recolherão todo o tipo de material reciclável.

qui, 14/02/2008 - 15h58 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove, nesta sexta feira, 15, mais uma etapa do trabalho de prevenção contra a dengue em vários pontos das linhas férreas.

Entre 9 e 15 horas, os agentes que participam da megaoperação de limpeza “Frente contra a Dengue” recolherão todo o tipo de material reciclável como garrafas pet, copos de plásticos e pneus jogados ao longo dos mais de 250 Km de vias da companhia e que podem se transformar em potencial criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

Nesta etapa serão percorridas as seguintes trechos:

Linha A (Luz-Francisco Morato): entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.

Linha B (Julio Prestes-Itapevi): entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.

Linha D (Luz-Rio Grande da Serra): entre as estações Tamanduateí e São Caetano.

Linha E (Luz-Estudantes): entre as estações Guainazes e Antonio Gianetti.

Linha F (Brás-Calmon Viana): entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

A megaoperação “Frente contra a Dengue”, promovida pela CPTM desde março de 2007, acontece uma vez por semana, ao longo do malha férrea.  No ano passado, foram coletados 10.221 sacos de cem litros, dentre eles, 2.070 com material reciclável (copos e garrafas de plástico), além de 198 pneus.

Durante a operação, o que pode ser reaproveitável é recolhido e armazenado para ser posteriormente doado às cooperativas de reciclagem e coleta seletiva de lixo.

Neste ano as equipes que participam da megaoperação de limpeza já recolheram 617 sacos (de 100 Litros), com lixo comum, 114 com materiais recicláveis e oito pneus.

Da CPTM

(M.S.)