Sexta-feira é dia de prevenção contra a dengue na CPTM

Das 9 às 15 horas, agentes percorrerão diversos pontos dos 253 km do sistema

sex, 28/11/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Com altas temperaturas da primavera e constantes pancadas de chuva, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por conta disso, agentes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que participam da megaoperação de limpeza “Frente contra a Dengue” retomam atividades de prevenção da doença, nesta sexta-feira, 28.

Das 9 às 15 horas, eles percorrerão diversos pontos dos 253 km do sistema, ao longo dos 22 municípios atendidos pela companhia, coletando todo o tipo de material que possa acumular água da chuva e se tornar local propício para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Durante os trabalhos, os agentes recolherão todo tipo de materiais recicláveis como garrafas pet, copos plásticos e pneus, além do lixo que é descartado por moradores lindeiros na malha da CPTM.

Na ocasião, os agentes percorrerão os seguintes trechos:

Linha 7 – Rubi (Luz-Francisco Morato), entre as estações Luz e Palmeiras – Barra Funda;

Linha 8 – Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), entre as estações Lapa e Domingos de Morais;

Linha 10 – Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), entre as estações Mooca e Ipiranga;

Linha 11- Coral (Luz/Estudantes), entre as estações Jundiapeba e Suzano;

Linha 12 – Safira (Brás-Calmon Viana), entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

Desde março de 2007, a CPTM realiza essa operação uma vez por semana. Entre janeiro e novembro deste ano, os agentes já recolheram 13.062 sacos de 100 litros com lixo comum e 2.302 com materiais recicláveis, além de 164 pneus.

No ano passado, foram coletados 10.221 sacos de 100 litros, sendo 2.070 com material reciclável (copos e garrafas de plástico) e 198 pneus. Todo o material reciclável é doado a cooperativas de reciclagem e coleta seletiva de lixo.

Da CPTM