Sexta-feira é dia de Agita Galera nas escolas estaduais

Secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam o evento em todas as 5,5 mil unidades

qui, 28/08/2008 - 15h12 | Do Portal do Governo

As Secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam nesta sexta-feira, 29, uma megaevento sobre atividades físicas em cerca de 5,5 mil escolas estaduais de São Paulo. Durante todo o dia, alunos e professores terão uma extensa programação de eventos voltados à prática de atividades. É o projeto Agita Galera, parceria do governo do Estado com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O objetivo do Agita Galera é estimular a prática de atividades físicas contínuas, além de promover reflexões voltadas aos benefícios que os exercícios podem trazer. Por pelo menos 30 minutos os estudantes deverão praticar atividades físicas. Haverá caminhadas, esportes, jogos, brincadeiras, aulas de ginástica, alongamento, massagem, entre outras atividades. Além dos alunos, qualquer pessoa pode participar.

O Agita Galera faz parte do programa de promoção de atividades físicas da Secretaria de Estado da Saúde, o Agita São Paulo, que desde 1997 estimula a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios diários.

Professores de educação física da rede estadual receberam treinamento específico para a atuação no Agita Galera. “Os exercícios físicos fazem parte da rotina de todos. Caminhar, subir escadas, limpar a casa, tudo pode se converter em arma contra o sedentarismo. Essa é a missão do Agita Galera”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“O programa é referência para todo o mundo, especialmente para a rede de educação de São Paulo. Os alunos paulistas precisam aprender na escola sobre a importância da atividade física”, diz a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação