Sexta é o último dia para vacinar crianças contra gripe A H1N1 e pólio

No caso da gripe A H1N1 devem ser vacinadas crianças entre dois anos e quatro anos e 11 meses

qui, 17/06/2010 - 12h28 | Do Portal do Governo

Duas campanhas de imunização promovidas pela Secretaria da Saúde terminam nesta sexta-feira, 18: paralisia infantil e gripe A H1N1 (crianças de dois a quatro meses).

Paralisia infantil 

No último sábado, 12, foram vacinadas 2,3 milhões de crianças menores de cinco anos. A meta é vacinar 95% das crianças, o que corresponde a 2,9 milhões de crianças.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

“Tomar a vacina Sabin garante proteção eficaz contra a paralisia infantil, evitando que o vírus volte a circular. Por isso é muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Paralisia infantil 

Os pais devem levar seus filhos com idade entre dois anos e quatro anos e 11 para tomar a primeira dose da vacina contra a gripe A H1N1. O grupo, que começou a ser vacinado no último dia 25 de maio, imunizou mais de 800 mil crianças em todo o Estado.

As crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses de idade e aquelas portadoras de doenças crônicas com idade até oito anos precisam retornar aos postos de saúde para a tomarem a segunda dose e ficarem completamente imunizadas. A segunda dose pode ser aplicada 21 dias após a aplicação da primeira.

Grávidas e adultos de 30 a 39 anos também podem procurar os mais de 3,8 mil postos de saúde no Estado para tomar a vacina. Os locais funcionam de segunda a sexta das 8 às 17 horas.

“É importante ressaltar que as crianças de dois a quatro anos e 11 meses que ainda não se imunizaram, devem ser levadas a uma unidade de saúde para ficar protegidas contra a gripe A. Os paulistas estão conscientes da importância da vacina e têm comparecido aos postos de vacinação”, afirma o secretário de da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo