Setor sucroalcooleiro: SP firma cooperação com o México

Acordo visa transferência de tecnologia de variedades de cana desenvolvidos pelos institutos paulistas

seg, 31/03/2008 - 19h55 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, está desde 29 de março numa missão comercial ao México, que segue até 4 de abril, em companhia de empresários do setor sucroalcooleiro, de máquinas agrícolas e carnes. No roteiro, a assinatura de acordo de cooperação técnica entre São Paulo e o estado de Veracruz para transferência de tecnologia de variedades de cana desenvolvidas pelos institutos de pesquisa paulista.

A viagem também objetiva exportações futuras de outras tecnologias industriais do setor na produção de álcool. Estão programadas, ainda, reuniões na área de carnes, principalmente em sementes forrageiras e relacionados a possíveis negócios em genética bovina.

O estado de Veracruz é a maior região produtora de açúcar do México, mas ainda não produz álcool e possui um campo de variedades de cana incipiente se comparado a São Paulo. Empresários da indústria sucroalcooleira da região de Piracicaba irão apresentar tecnologias disponíveis para o setor a empreendedores mexicanos.

No setor de carnes, o México acompanha os Estados Unidos e não compra carne bovina in natura do Brasil, assim como não realiza comércio de genética bovina. O primeiro item na pauta de exportações paulistas do agronegócio é semente forrageira, que gira em torno de US$ 5,8 milhões, irrisórios diante do total de US$ 2 bilhões de vendas externas de São Paulo para aquele país.

O secretário João Sampaio será recebido pelo secretário de Agricultura mexicano (que tem status de ministro), Alberto Cárdenas Jiménez, e pelo governador de Veracruz, Fidel Herrera Beltrán. “Temos a oportunidade de ampliar o comércio, focado na transferência e venda de tecnologia agrícola de áreas estratégicas do nosso Estado: setor sucroalcooleiro e carnes.

Acordos bilateriais de comércio são o forte do México e São Paulo quer seguir nesse mesmo caminho”, afirma Sampaio.

 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)