Setor metro-ferroviário é tema de debate em São Paulo

Pela primeira vez no Brasil, técnicos latino-americanos reúnem-se para discutir o crescimento e a expansão do transporte sobre trilhos nas grandes cidades

sáb, 05/06/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo vai sediar a 15ª Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da Alamys (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos) entre os dias 6 e 9 de junho. O encontro reunirá técnicos para o intercâmbio de experiências, informações e tecnologia entre seus associados. Entre os assuntos abordados estarão as questões ligadas à gestão, manutenção, planejamento e indicadores econômicos do transporte sobre trilhos.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, abrirá os trabalhos dos comitês técnicos nesta segunda-feira, 7, abordando a importância das discussões e do desenvolvimento do transporte sobre trilhos nas cidades integrantes. Entre os presentes, estarão o presidente da Alamys e do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagali, o secretário-geral da Alamys, Aurelio Rojo Garrido, o secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, e o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires.

Durante a sessão inaugural, o secretário Portella apresentará o plano Expansão São Paulo, o maior programa de investimentos já feitos nos transportes metropolitanos, que alcança R$ 23 bilhões em contratos assinados até 2011 englobando Metrô, CPTM e EMTU. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 para 240 quilômetros, sendo 162 quilômetros na CPTM e 78 no Metrô. Além da expansão das linhas e da construção de estações, os recursos estão sendo utilizados para a compra de 152 trens novos, reforma de composições antigas e na implantação de novo sistema de sinalização, o que permitirá a redução de intervalos tanto na CPTM quanto no Metrô.

Alamys e o Metrô de SP

Em dezembro de 2009, em Barcelona (ES), o presidente do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagali, foi eleito para presidir a Asociación Latinoamericana de Metros y Subterráneos (Alamys), pelo período de um ano, com direito à reeleição. A Secretaria Executiva Geral da Alamys ficou a cargo do Metrô de Madrid, sob a direção de Aurelio Rojo Garrido.

Na entidade, Fagali vem trabalhando bandeiras como o planejamento integrado dos transportes metro-ferroviário e rodoviário, a promoção de novas tecnologias como os sistemas de média capacidade (VLT e monotrilho), o transporte ambientalmente sustentável e a realização de estudos para avaliar a implantação da Autoridade Metropolitana de Transportes em grandes aglomerações urbanas, como São Paulo.

A instituição

Criada em 1986, a Alamys visa a promover o intercâmbio de experiências, informações e tecnologia entre seus associados. Trata-se de uma associação civil internacional, sem fins lucrativos, composta por organizações de países latino-americanos (México, Porto Rico, República Dominicana, Panamá, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Venezuela) e da Península Ibérica (Portugal e Espanha), que possuem sistemas metro-ferroviários de transporte de passageiros, empresas e organizações de transporte do ramo.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos