Setor de joalherias recebe guia de produção sustentável da Cetesb

Com a iniciativa, indústria ganhará eficiência no uso de matérias-primas, água e energia

ter, 23/07/2013 - 18h38 | Do Portal do Governo

O setor de produção de joias do Estado aderiu ao programa de Produção e Consumo Sustentáveis. A novidade foi anunciada pelo secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, durante visita à Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A partir de agora, o setor vai aplicar estratégias econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos de produção. Com isso, há um aumento da eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, e a minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais.

Segundo o secretário, esta é uma importante medida, pois a indústria joalheira é uma cadeia de alto valor agregado e assumir padrões sustentáveis de produção é uma medida muito válida. “São iniciativas como esta que ajudam o estado de São Paulo a alcançar o desenvolvimento sustentável, garantindo crescimento econômico, geração de emprego e renda, mas preservando o meio ambiente”, afirmou o secretário Bruno Covas.

As Guias Ambientais de Produção mais Limpa são formalizadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e tem o objetivo de incentivar e orientar a adoção de tecnologias limpas nos diversos setores produtivos da indústria paulista, além de fornecer uma ferramenta de auxílio para a difusão e aplicação do conceito de P+L, tanto para o setor público como o privado.

Do Portal do Governo do Estado