Setembro Verde: Hospital realiza campanha de incentivo à doação de órgãos

Movimento “Sim Para Doação” começa no dia 10 de setembro e contará com palestras de especialista sobre o tema

dom, 09/09/2018 - 10h38 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, administrada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), realiza diversas ações voltadas à conscientização sobre a doação de órgãos, durante o “Setembro Verde”.

A iniciativa integra a campanha “Sim Para Doação”, organizada pela SPDM em homenagem ao movimento, e inclui capacitações de profissionais de saúde sobre os procedimentos necessários para viabilizar doações.

O mês de setembro é escolhido para sensibilizar a população paulista sobre a importância e necessidade da doação de órgãos e tecidos.

“Nossas capacitações serão reforçadas este mês, com o intuito de orientar profissionais e também conscientizar a sociedade sobre o tema, pois a doação de orgãos depende da autorização de familiares. Por isso, é preciso que doadores deixem bem claro à sua família esse desejo”, afirma Luiz de Carlos Viana Barbosa, diretor clínico do hospital.

Em 2017, o Hospital registrou 14 doadores efetivos, totalizando 43 órgãos captados. Além disso, também realizou a captação de 471 córneas. De janeiro a julho de 2018, já foram registrados sete doadores efetivos, com 19 órgãos e 247 córneas captadas.

A importância de doar

É compreensível a preocupação com a conscientização da população sobre a importância deste ato. O promotor de vendas Rodrigo Sanchez passou recentemente por um transplante de rim. Porém, antes de passar pelo procedimento, muitos cuidados são exigidos. “Na fila, nunca sabemos quando seremos chamados. Pode demorar um dia ou anos. Quando fui chamado, senti muito medo, mas muita alegria também. Beber água e urinar normalmente é muito gratificante”, relata.

O mesmo drama atravessado pelo autônomo Marcos Antonio Trentin, que antes de receber um novo fígado, sofria muito com as dores, perdendo as forças e até a possibilidade de caminhar. “Eu não queria fazer, mas depois de transplantado, eu tenho uma vida bem melhor do que eu tinha antes de ficar doente”.

Somente o Estado de São Paulo responde por cerca de metade dos transplantes realizados em todo o Brasil. A população paulista conta ainda com o primeiro hospital público especializado, o Euryclides de Jesus Zerbini, com capacidade para a realização de transplantes de córnea, pâncreas, fígado e medula óssea.

O órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde comemorou em 2017 o crescimento do índice de doações de órgãos – cerca de 22%. “A nossa maior conquista é garantir todos os princípios e equidade com essas pessoas., diz Marizete Medeiros, coordenadora da instituição.

SERVIÇO

Conheça abaixo a programação da Campanha “Sim para Doação” organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da unidade com palestras de diversos especialistas na área.

  • Comunicação de Más Notícias
    Palestrante: Enfº André Ramos
    Local: Anfiteatro

Data: 10/09, às 10h

  • Entrevista Familiar
    Palestrante: Enfª Dayane Calado
    Local: Anfiteatro
    Data: 13/09, às 09h
  • Manutenção de Potencial Doador
    Palestrante: Dr. Orlando Satarém
    Local: Anfiteatro
    Data: 26/09, às 09h
  • Abertura de Protocole de ME
    Palestrante: Dr. Rafael Akira
    Local: Anfiteatro
    Data: 27/09, às 15h