SESC São Caetano exibe o infantil ‘Fazenda de Papel’ neste sábado

Elementos utilizados no espetáculo nascem do papel do plástico e das caixas de papelão

qui, 28/06/2007 - 18h25 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 30, às 15 horas, o SESC São Caetano apresenta o espetáculo infantil ‘Fazenda de Papel‘, da Companhia da Tribo, como parte da programação ‘Planeta Verde’, em homenagem ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5. Após a exibição, às 16h, as crianças poderão aproveitar a Oficina Terrário, para montar um jardim dentro de um vidro que permitirá assistir a reprodução dos ciclos da água e da vida.

De autoria de Hugo Possolo e direção de Wanderley Piras, ‘Fazenda de Papel’ é uma interação de bonecos e atores, em que todos os elementos como o cenário, objetos e os bonecos nascem do papel, do plástico e de caixas de papelão que dois catadores de lixo recolhem das ruas das cidades.

De forma animada, os personagens começam a lembrar e a contar histórias da fazenda onde nasceram, e depois a mostrar os animais, como p orco, vaca, cavalo, bode, gato e outros bichos. Com isso, a dupla, encenada pelos atores Fabio Caniatto e Wanderley Piras – entra em uma série de confusões.

A Cia. da Tribo pesquisa a cultura popular há mais de 10 anos, com o objetivo de estabelecer, através de uma linguagem urbana, um repertório que mostre uma composição de culturas. O primeiro trabalho de pesquisa desenvolvido pelo grupo foi o Zabumba, um musical infanto-juvenil com o tema Bumba-Meu-Boi, que rendeu prêmios, como o Troféu Mambembe, APCA e Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem.

Outro espetáculo da companhia foi um romance inspirado na linguagem musical dos trovadores europeus do século XI, com danças folclóricas, mitos e rima de literatura de cordel, a peça O Coronel dos Coronéis, que ganhou o Prêmio Estímulo Flávio Rangel/2000 e Prêmio Jovem Protagonista do FDE, além de indicações ao Prêmio Pananco.

Oficina – Após o espetáculo, às 16 horas, o público pode participar, gratuitamente, da oficina ‘Terrário’. Cada participante vai poder montar o seu próprio terrário, que é um jardim de pequeno porte montado em um vidro fechado, onde um microecossistema sobrevive sem intervenção humana e é capaz de reproduzir os ciclos da água e de reprodução da vida. As vagas são limitadas a 30 lugares.

Planeta Verde – Espetáculo Fazenda de Papel – sábado, dia 30 de junho, às 15h.

Ingressos – preços variam de R$ 1,50 a R$ 4.

Oficina – acompanha o espetáculo, às 16h, grátis.

Local – SESC São Caetano – rua Piauí, 554, bairro Santa Paula – telefone

(11) 4223-8800