Servidores da SAP investem em qualidade de vida

“Projeto Caminhar” tem como objetivo criar no servidor o hábito de se exercitar e praticar atividades físicas regularmente

qui, 21/02/2008 - 14h56 | Do Portal do Governo

Todas as terças e quintas-feiras, um grupo de funcionários do sistema prisional de São Paulo se reúne depois do expediente para fazer caminhada e se exercitar no Parque da Juventude, Zona Norte da Capital. Cerca de 100 pessoas – a maioria mulheres – utilizam as amplas instalações do parque que foi construído pelo Governo do Estado, no local que até 2002 abrigava a extinta Casa de Detenção. Hoje, no lugar da prisão (O parque ocupa uma área de 120 mil m²), há quadras poliesportivas, pista de corrida, de skate e de patins, lanchonete, banheiros, além de salas com computadores de uso gratuito.

É nesse espaço que os servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) colocam em prática o projeto “Caminhar faz Bem”, desenvolvido pelo Núcleo de Saúde do Servidor – órgão ligado à Coordenadoria de Saúde da pasta – e coordenado pela diretora de serviço do Núcleo, Iracema Costa Jansson e pela diretora do Centro de Cadastro da SAP, Leila Batista da Silva.

Participam das atividades os servidores do complexo penitenciário que compreende as penitenciárias Femininas da Capital, Sant’Ana, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Escola da Administração Penitenciária e sede da secretaria. “A proposta é criar no servidor o hábito de se exercitar e praticar alguma atividade física regularmente”, explica Leila.

Durante a caminhada há paradas estratégicas para exercícios específicos e alongamentos, tudo devidamente orientado por Leila que, além de coordenadora do projeto, é estudante de educação física. “Procuro passar os conhecimentos que adquiro na faculdade, aliados aos que recebi no curso oferecido pela escola de educação física da Polícia Militar, onde também participei de treinamentos”, completa.

Para participar do projeto, que teve início em dezembro de 2007, basta ser servidor público estadual da SAP.

Serviço:

Projeto Caminhar Faz Bem

Caminhada e exercícios no Parque da Juventude

Terças e Quintas às 17h

Inscrições: Núcleo de Saúde do Servidor Penitenciário – Av. Gal. Ataliba Leonel, 656 – Carandiru SP

Tel: 2223-4868

Da Secretaria da Administração Penitenciária

(L.F.)