Prédio histórico da Secretaria de Esporte é aberto a visitantes

Construído na década de 1930 para abrigar o extinto Banco de São Paulo, prédio preserva características arquitetônicas da época

seg, 15/01/2018 - 11h38 | Do Portal do Governo

Quem já passou pelo centro de São Paulo sabe que cada traço da arquitetura da cidade é um capítulo da história. O prédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude é um deles.

Construído na década de 1930 para abrigar o extinto Banco de São Paulo, ele preserva características arquitetônicas e detalhadas da época, sendo considerado o mais importante exemplar Art Déco do Brasil.

Por lá, diferentes detalhes mostram parte da história do começo do século 20. Os cofres, por exemplo, foram feitos pela empresa alemã Panzer, fabricante de tanques durante a Segunda Guerra Mundial.

Projetado em 1935 pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e inaugurado em 1938, o edifício, tombado pelo Condephaat, mantém detalhes da época, como os cofres particulares preservados, pisos, revestimentos e elevadores.

“Vindo até aqui, eles conseguem vivenciar todo este processo histórico. Como foi construído, qual o papel da arquitetura, da arte… Você sai daquele ambiente do livro, aquela coisa fechada e  mecânica”, explica Carlos Etério, professor de História da Etec Jorge Street, que visitou as dependências do prédio junto com seus alunos.

As visitas à antiga agência, aos elevadores, à sala de reuniões do presidente e ao mirante do sexto andar serão realizadas sempre de segunda à quinta-feira, com horários especiais para escolas e universidades.

O projeto de visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo é uma realização da SELJ, com entrada gratuita a todos os visitantes.