MIS recebe mostra sobre a rica cultura do Japão

Feriado do aniversário de 464 anos de São Paulo (25) terá programação cultural recheada no Museu, com arte, cinema e gastronomia

ter, 23/01/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

No aniversário de 464 anos de São Paulo, neste dia 25 de janeiro, o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Conexão Cultural São Paulo vão promover um evento especial em parceria com o Consulado Geral do Japão para aprofundar a rica relação da cidade com a cultura daquele país, através da música, arte, cinema e comidas típicas.

Para completar as comemorações, o MIS presenteia o público com entrada gratuita para a megaexposição Renato Russo.

Mostra de Cinema
Em parceria com a Fundação Japão em São Paulo, o Conexão Cultural promove uma mostra de filmes produzidos no país. São três sessões, a partir das 14h, no Auditório LABMIS (66 lugares):

13h – O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa, dir. Makoto Shinkai, 2013, livre)
15h – Um Conto sobre a Culinária Samurai – Uma Verdadeira História de Amor (Bushi no kondate, dir. Yuzo Asahara, 2013, 12 anos)
18h – A Esposa de Villon (?t? to tanpopo, dir. Kichitaro Negishi, 2009)

13h às 20h | Grafite | KATIA SUZUE
A artista Katia Suzue mostra seu trabalho com grafite ao vivo em painéis na área externa do Museu.

12h às 20h | Exposição HÍBRIDA | YUMI SHIMADA
A ilustradora e diretora de arte Yumi Shimada apresenta, no saguão de entrada do Museu, algumas de suas colagens. A seleção de obras que compõem a mostra busca expressar a conexão entre o Brasil e o Japão e os traços dessa descendência que influencia a artista, assim como transmitir as diversas referências visuais que integram seu repertório: os padrões orientais, as cores kawaii, as formas orgânicas e, principalmente, a combinação entre o moderno e o clássico.

15h | Oficina de Caligrafia Japonesa | Associação de Shodô
Considerada como uma das artes mais tradicionais do Japão, a caligrafia japonesa é também uma das mais antigas. Os povos japoneses adotaram a escrita dos ideogramas chineses, a partir do século V. d.C., e herdaram, junto, o seu profundo respeito e admiração pela escrita como uma forma de arte. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as bases dessa arte na Oficina de Caligrafia preparada pela Associação de Shodô, às 15h (15 vagas – Sala de Interface).

17h | Música | Trio Kagurazaka
Kagurazaka é um bairro tradicional de Tokyo onde muitos músicos e artistas vivem, caminhando ao final tarde podemos ouvir sons de koto, shamisen, shakuhachi, cantos e piano, dos muitos ilustres habitantes O Trio Kagurazaka procura, através da combinação dos instrumentos shakuhachi (Shen Ribeiro), koto (Tamie Kitahara) e acordeon (Gabriel Levy), interpretar um repertório clássico e também abrir novas possibilidades de arranjos para interpretar a musica japonesa e outros universos musicais, usando as texturas sonoras dessa formação única. A apresentação acontece às 17h, na área externa do Museu.

12h às 20h | Gastronomia | Ramen K
Durante todo o evento, o TukTuk (barraca inspirada no típico meio de transporte de países asiáticos) da Ramen K irá servir um cardápio de lámen e yakissoba a preços acessíveis. Todos os ingredientes da Ramen K são caseiros e são preparados de forma artesanal – desde a massa fresca, o caldo e até o missô.