Férias: Instituto Butantan promove oficinas para crianças

Com entrada gratuita, programação entre os dias 18 e 23 de julho terá construção de micróbios, ninhos de aves e animais de origami

ter, 18/07/2017 - 16h01 | Do Portal do Governo

Que tal levar a criançada para uma programação que mistura diversão e conhecimento? O Instituto Butantan oferece essa oportunidade nas férias de julho, entre os dias 18 e 23. Lá, os pequenos poderão participar de uma oficina para aprender a construir desde micróbios e ninho de aves até animais de origami. E sabe o que é melhor? É tudo de graça.

A oficina “Ninhos: como são feitos” acontece nos dias 19 e 21 de julho. Os participantes vão aprender mais sobre os diferentes tipos de ninhos e como eles são construídos pelas aves.

Outra oficina sobre aves acontece no dia 21 de julho, entre 11h e 12h, quando será possível acompanhar a demonstração de um anilhamento, técnica de marcação utilizada por pesquisadores no monitoramento desses animais. O ornitólogo do Museu Biológico, Luciano Lima, vai realizar a atividade e ainda conversar com o público sobre o trabalho.

As crianças com idades entre 4 e 10 anos também podem participar da atividade “Construindo seu micróbio”, nos dias 19 e 20 de julho, das 10h às 13h. Durante a ação, as crianças irão auxiliar na construção de um micróbio de balão.

Para estimular a criatividade, haverá também a oficina de Origami, em que os participantes poderão produzir, com papel, animais estudados no Butantan, como serpentes, sapos, escorpiões e aves. A atividade acontece durante toda a semana. De 18 a 21 (terça a sexta) será das 13h às 16h; nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), das 10h às 12h.

A semana também contará com atividades relacionadas a serpentes, com os projetos “Mão na Cobra”, “Do veneno ao soro: extração do veneno de serpentes” e “Cobras Voadoras” – em que o público vai explorar os movimentos das cobras por meio da confecção de malabares.

Haverá ainda uma roda de conversa com pesquisadores sobre dois temas: “Dos peixes peçonhentos ao Zebrafish: uma história de pesquisa no Instituto Butantan” e “Como é a vida das serpentes no Museu Biológico do Butantan”. E para fechar, a oficina é a Morcegarte, em que serão construídos morcegos com balão.

Confira programação completa no site do Butantan.