Etecs colaboram com coleta e reciclagem de resíduos

Alunos e professores do Centro Paula Souza buscam conscientizar a população sobre descarte correto de aparelhos e preservação ambiental

seg, 24/07/2017 - 14h22 | Do Portal do Governo

Conscientizar a população sobre o descarte correto de aparelhos e contribuir para a preservação ambiental são temas recorrentes entre alunos e professores das unidades do Centro Paula Souza. Ao longo do ano, diversos projetos voltados à coleta e reciclagem de resíduos são realizados para atingir os objetivos.

Entre as atividades corriqueiras estão recolher e doar equipamentos de informática a estudantes carentes e instituições beneficentes.

Até uma competição motivou os alunos. Na “Sou resíduo zero”, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto, recolheram mais de 400 quilos de resíduos, por exemplo.

Foram recolhidos para reciclagem materiais como papel, plástico, vidro, metal, além de óleo de frituras, que iria poluir e agora terá destinação correta. “Mais importante do que o resultado da disputa é o impacto positivo que geramos na comunidade”, comemora Marcos Reis, coordenador pedagógico da Etec.

Outras ações
A Etec Antônio Devisate, localizada em Marília, desenvolve, desde 2011, o ReciclaEtec. O projeto de reciclagem e doação de equipamentos de informática é voltado a estudantes carentes e instituições beneficentes.

O ReciclaEtec tem como objetivo contribuir com o descarte e a reutilização correta de computadores, caixinhas de som, impressoras entre outros aparelhos, além de proporcionar uma experiência prática aos alunos do curso técnico de Informática da unidade.

Todo o processo de desmonte, verificação de peças, montagem, formatação e instalação de softwares é feito pelos estudantes. “É uma forma de terem um conhecimento mais aprofundado na área de manutenção, podendo realizar assistência técnica a vizinhos e conhecidos e conseguir uma renda extra”, comenta o coordenador do projeto, Fábio Moura.

O projeto foi um dos vencedores da 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) na categoria Melhor Projeto em Ação Social do Estado de São Paulo. Ao todo, já foram doados aproximadamente mil computadores.

No final de março, 25 Etecs participaram do projeto Gestão do Lixo Eletrônico Cluster SP, campanha para recolher e dar destinação apropriada ao material. O resultado impressionou: ao todo, foram coletados mais de 10 mil aparelhos, cerca de 240 toneladas, em menos de um mês de campanha – de 17 de março a 8 de abril.

Criada para auxiliar no descarte correto de aparelhos de TV, por causa do desligamento do sinal analógico na capital e em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a iniciativa contou com a participação dos diretores e coordenadores das unidades e envolveu aproximadamente 20 mil alunos voluntários, além da integração com as Cooperativas de Catadores Eletrônicos.