Estação Ipiranga da CPTM oferece exames de sangue e medir pressão

Atendimento será gratuito nesta quinta (19), das 12h até 15h; serão realizados exames como aferição de pressão arterial e glicemia

qua, 18/10/2017 - 11h33 | Do Portal do Governo

Quem passar nesta quinta-feira (19/10) pela estação Ipiranga da CPTM na Linha 10-Turquesa, das 12h às 15h poderá participar de uma nova ação de saúde com exames gratuitos, como aferição de pressão arterial e glicemia.

Periodicamente, a CPTM apoia campanhas para prevenção e orientação dos usuários. Esta ação será realizada em parceria com a Droga Raia, que já percorreu diversas estações do sistema, rendendo bons resultados.

Os exames

Aferir a pressão é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que se manifesta em 25% dos brasileiros. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Doenças que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.

Já o teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, que determina com precisão o nível de açúcar. O procedimento é importante para identificar a diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros são afetados pelo mal.