MIS exibe curta de ficção científica produzido pelo Núcleo Experimental

Apresentação gratuita acontece neste sábado (22), às 20h; ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu

qui, 20/07/2017 - 16h03 | Do Portal do Governo

Quem é fã de ficção científica e gostou da série Black Mirror, do Netflix, tem um excelente programa para fazer no próximo sábado (22) à noite na capital paulista. O Museu da Imagem e do Som (MIS) fará uma première gratuita do curta-metragem “Clara.mem”, produzido coletivamente pelo Núcleo Experimental de Cinema do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Serão quatro sessões, com exibições às 20h, 20h30, 21h e 21h30. O ingresso é gratuito e deve ser retirado com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu. O curta é resultado da produção coletiva e da vivência dos integrantes do Núcleo Experimental, que selecionou, por meio de convocatória, os profissionais interessados em compor a equipe responsável por todas as etapas de execução da obra.

Nesta edição, participaram mais de 1.400 candidatos e 17 foram selecionados para colaborar com o projeto, atuando nas mais diversas funções, como diretor, produtor, roteirista, direção de arte, editor/montador, diretor de fotografia, efeitos visuais/computação gráfica e edição de som/som direto. Todo o trabalho foi executado em São Paulo, entre os meses de fevereiro e junho deste ano.

Os participantes selecionados tiveram a oportunidade de encontrar diretores e produtores de grande importância para o cinema nacional, com o objetivo de debater o processo criativo e de produção de um filme. Esta é a segunda edição do projeto, que em 2016 produziu o curta de terror “O Experimento”.

Sobre o filme
Em Clara.mem (2017, Brasil, 9’30”, dir. Alison Zago e Márcio Schimming), Alberto acorda sentindo-se um pouco estranho e arruma-se como de costume. Entretanto, ao cruzar a porta de saída de seu apartamento, ele é automaticamente levado de volta para dentro. Por mais que tente sair, acaba sempre voltando ao mesmo lugar. Clara.mem é um curta-metragem sobre o passado, o presente e o futuro e a capacidade de manipulação do homem sobre esse elemento da vida.

Núcleo Experimental de Cinema do MIS
A primeira edição do projeto, realizada entre março e junho de 2016, resultou na produção e finalização do filme de terror O Experimento. Além do MIS, o filme também foi exibido em importantes salas da capital paulista e festivais nacionais e internacionais, como o 3º Festival Curt”Arruda, de Portugal; Rio Fantastik (RJ); Morce-Go Vermelho – Goiás Horror Film Festival (GO); e 2º Petit Pavé – Mostra de Cinema Independente de Curitiba (PR).

Entre os objetivos do Núcleo está incentivar a produção de curtas-metragens nacionais, contribuir para o aperfeiçoamento de novos produtores de conteúdo audiovisual e ser um espaço de convergência dos novos produtores com o cinema.

Para obter mais informações sobre o projeto, acesse a página do MIS ou envie mensagem para o e-mail experimentalmis@mis-sp.org.br .