AcessaSP cadastrou mais de 100 mil novos usuários em 2017

Programa, que visa a inclusão digital, conta com 547 postos localizados em várias regiões do Estado de SP; monitores auxiliam frequentadores

dom, 11/02/2018 - 16h32 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital AcessaSP recebeu pouco mais de 118 mil novos usuários no ano passado. O número mostra que ainda existe uma forte demanda pelo serviço de Internet grátis do governo do Estado.

Em todo o Estado, há 547 postos do programa. Nos postos do Acessa-SP os usuários podem utilizar os computadores para ter acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo por meio digital, realizar trabalhos, pesquisas ou navegar livremente pela Internet; imprimir currículos e outros documentos e até e mesmo desenvolver projetos, com o uso de tecnologias e que beneficiem a comunidade.

Além do serviço voltado para a população adulta, mais de 3 mil crianças tiveram acesso aos postos do Acessinha, que são espaços reservados para crianças de 4 a 10 anos de idade. No acumulado do ano, foram realizados 3.635.161 atendimentos nos postos e 34.278 atendimentos para crianças nas 12 unidades do Acessinha.

Todos os postos possuem monitores que orientam e esclarecem dúvidas dos usuários.

Como funciona?

  • qualquer pessoa pode usar o AcessaSP gratuitamente;
  • no primeiro atendimento o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentando o RG, e assinar o Termo de Adesão;
  • nos demais acessos basta apresentar o RG;
  • a sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto
  • ao final da sessão, o usuário pode utilizar novamente o computador desde que volte para a fila e aguarde sua vez;
  • não há limites de acessos por dia;
  • menor de idade deve se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias dos RGs de ambos.

Desde que surgiu, no ano 2000, o programa de inclusão digital adotou o modelo de parceria. Os postos funcionam em unidades do Poupatempo, nos Centros de Integração da Cidadania (CIC) da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania; em locais de transporte público (EMTU e CPTM), entre outros órgãos estaduais, como o Itesp, ou em parceria com prefeituras municipais.