Serviços online aproximam Governo, cidadãos e empreendedores

Estado tem perfis nas redes sociais, ferramentas de inclusão digital, de busca por emprego e por onde investir

seg, 10/05/2010 - 14h42 | Do Portal do Governo

A internet se faz, a cada dia mais, presente na vida das pessoas e, graças a sua simplicidade e facilidade de uso, muitas instituições fazem de seu uso uma forma de interação com a população e também disponibiliza, através dela, ferramentas de apoio, como é o caso de alguns serviços do Governo de São Paulo.

O mais novo deles, o Potencialidades SP – lançado neste 10 de maio -, é um mecanismo on-line de análise de potencialidades econômicas regionais do Estado, que tem o objetivo de auxiliar possíveis investidores a identificar que atividades e quais municípios paulistas apresentam condições diferenciadas e favoráveis para a instalação de novas empresas na região. A ferramenta pode ser conferida no site da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe SP no endereço www.investe.sp.gov.br/potencialidades.

Didáticos, os relatórios utilizam mapas interativos e infográficos com uma escala de potencialidade (maior, menor e intermediária) para facilitar o entendimento do usuário sobre os dados técnicos. O empreendedor pode, por exemplo, identificar por meio do sistema quais municípios contam com incentivos fiscais e restrições ambientais para a implantação de empresas; quais as principais demandas para o desenvolvimento de determinada cidade; e quais regiões do Estado são mais ou menos atrativas para a atividade de interesse do empreendedor. Saiba mais aqui.

Busca de emprego

Pelo menos quatro ferramentas on-line auxiliam o cidadão desempregado a conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Salariômetro, Observatório do Emprego, Emprega SP e Termômetro Nacional do Emprego são alguns exemplos.

No site www.salariometro.sp.gov.br, a ferramenta online calcula a remuneração média de admissão das ocupações em todos os estados brasileiros. Em São Paulo, o sistema também informará o salário médio por município. Saiba mais aqui.

Outro instrumento lançado é o Termômetro Nacional do Emprego (www.termometrodoemprego.sp.gov.br), que calcula a chance de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado. Para utilizar o Termômetro, o usuário deve acessar o site e informar dados como nome, idade, sexo, escolaridade, renda familiar, há quanto tempo procura trabalho, quantas horas semanais está disposto a dedicar ao novo trabalho e em qual das seis regiões metropolitanas quer fazer a pesquisa. Saiba mais aqui.

Mais uma forma basear quem está na busca por uma colocação é o Observatório do Emprego e do Trabalho, que faz um mapeamento da situação real do mercado de trabalho no Estado. Os dados são atualizados mensalmente e podem ser acessados em www.observatorio.sp.gov.br. Além disso, eles também ajudam na formulação de políticas públicas e no combate ao desemprego. Mais informações sobre a ferramenta aqui.

O Emprega São Paulo – www.empregasaopaulo.sp.gov.br – é um sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). As convocações são feitas por email e mensagem SMS. Mais aqui.

Força para os jovens

Onde é possível encontrar informações sobre um curso gratuito de teatro ou Photoshop em São Paulo? Ou de grafite em São José dos Campos? Ou saber o número de vagas para uma oficina de hip hop em Nova Odessa? Ou ainda obter dicas de como batalhar pelo primeiro emprego ou estágio? A resposta está no Portal da Juventude (www.juventude.sp.gov.br) – ponto de encontro do jovem paulista, especialmente criado para a população com idade entre 15 e 29 anos. A ferramenta reúne as ações públicas desenvolvidas para o jovem em todo o Estado e permite conhecer, num clique, as novidades da cena cultural e artística, obter informações sobre cursos gratuitos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, dicas para o vestibular, entre outros. Leia mais aqui.

E uma novidade será implantada pela Universidade Estadual Paulista. A Unesp publicará uma ferramenta de busca por emprego voltada a seus alunos e recém-formados. Batizado de Portal Estágio e Primeiro Emprego, o serviço é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o site, do portal Universia. A instituição é a primeira universidade pública a adotar um sistema dessa natureza. Saiba mais aqui.

Redes Sociais

E para uma interação ainda mais ampla com a população, respondendo às dúvidas, recebendo as críticas e sugestões, além de também ser um caminho para a divulgação mais imediata das ações do Governo paulista, muitas das Secretarias possuem perfis em redes sociais como o Twitter, Formspring, Orkut e Youtube. Conheça os perfis aqui.

Inclusão digital

E para que a população sem acesso a internet possa utilizar desses serviços, o Governo tem os programas de inclusão digital Acessa SP e Acessa Escola, que contam com mais um sistema de incentivo ao uso com qualidade da internet. O Governo de SP tornou-se parceiro do programa “Conexão Cultura”, iniciativa da Fundação Padre Anchieta que tem o objetivo de aproximar usuários de centros públicos e privados de acesso à internet a conteúdos relevantes. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações das Secretarias de Desenvolvimento, do Emprego e das Relações do Trabalho e da Unesp