Serviços de saúde ganham reforço de universitários no atendimento

Cerca de 700 jovens participam, em São Paulo, de formatura do Programa “Jovens Acolhedores”

ter, 09/09/2008 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde promoveu nesta terça-feira, 9, às 11h, a formatura de 707 universitários treinados para atuar como Jovens Acolhedores nas unidades de saúde do Estado. Os jovens selecionados têm a missão de orientar e acolher pacientes e familiares que procurem atendimento em 64 unidades estaduais, entre hospitais, farmácias e ambulatórios da Capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

O programa “Jovens Acolhedores” é fruto de uma parceria entre a Secretaria e 61 universidades espalhadas por todo Estado. O projeto garante ao estudante o pagamento de uma bolsa de estudos durante 12 meses, correspondente ao valor da mensalidade da faculdade. A Secretaria paga até R$ 350 por aluno participante e as instituição de ensino se comprometem com o restante da mensalidade escolar.

Os universitários têm uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, de segunda e sexta-feira. O estudante escolhe a unidade em que deseja trabalhar, sem a necessidade de ser na cidade onde mora. Todos os bolsistas recebem treinamento específico da Secretaria para realização do atendimento nas unidades de saúde.

“O Jovens Acolhedores é um projeto de muito sucesso, que humaniza o atendimento nos hospitais estaduais. Todo acolhedor tem como principal missão receber os pacientes e familiares com respeito de maneira cordial, prestando orientação adequada e informações precisas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria de Estado da Saúde