Serviços da Sabesp integram metas sustentáveis

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou no dia 6, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Sabesp Soluções Ambientais, pacote […]

sáb, 10/11/2007 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou no dia 6, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Sabesp Soluções Ambientais, pacote de produtos e serviços voltado ao gerenciamento de água e esgotos dos grandes clientes, com vistas à sustentabilidade ambiental. É o caso das empresas de médio e grande portes, representadas por 200 profissionais.

A oferta de serviços para a gestão racional da água, o controle da poluição e a redução de custos no processo produtivo deixaram de ser um complemento do programa de trabalho da companhia para se tornar sua razão de ser. Assim define o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira. “Não há mais lugar para negligência em relação ao meio ambiente. Empresas tradicionais de água e esgoto que não atribuem papel central à sustentabilidade ambiental estão fadadas ao desaparecimento na próxima década”, avalia.

Essas medidas integram o Soluções Ambientais, segmento de trabalho que terá duas fases de implementação. Ainda em 2007, ocorre o início da ampliação do Programa de Uso Racional de Água (Pura) e do fornecimento de água de reúso. O primeiro serviço abrange a detecção e a eliminação do uso excedente do produto, por meio da adoção de tecnologia específica e do trabalho de conscientização dos funcionários. Sua aplicação em prédios públicos tem levado a uma economia média nas contas de água da ordem de 50%.

A água de reúso é proveniente do tratamento de esgotos e, conforme o padrão de qualidade requerido, pode ser utilizada para geração de energia, refrigeração de equipamentos, processos industriais, irrigação agrícola, limpeza de ruas, jardinagem, entre outros. A Sabesp fornece cerca de 100 mil metros cúbicos por mês. É uma das maiores ofertas da América Latina e deverá ser duplicada nos próximos 18 meses. Seu uso, além de ser mais barato, permite a economia de água potável. 

Atendimento diferenciado – Também serão colocados em prática o Programa de Recebimento de Esgotos não Domésticos (Prend) e os Contratos de Demanda Firme. Por meio do Prend, as empresas podem repassar a responsabilidade de tratamento e disposição final de seus efluentes à Sabesp, que atua para reduzir a poluição no processo e promove a disposição adequada dos resíduos. Já os clientes que consomem mais de 3 milhões de litros de água por mês podem requerer um contrato de demanda firme, pelo qual há redução de tarifas. Ainda proporciona atendimento diferenciado, garantias de abastecimento e da qualidade da água e relatórios de controle que simplificam a gestão do consumo.

A segunda etapa está prevista para começar em março de 2008, com a oferta de mais alternativas: a telemedição, controle eletrônico do consumo, a medição individualizada em condomínios, para que cada consumidor possa acompanhar o seu gasto, e o contrato de demanda firme por planta, dirigido aos clientes cujo consumo, correspondente a uma ligação, seja maior ou igual a mil metros cúbicos por mês, na região metropolitana de São Paulo, e 500 metros cúbicos por mês, nas regiões do litoral e do interior. 

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial 

(FSS)