Serviço: Sites do Metrô e da CPTM indicam aos usuários os melhores trajetos no sistema

Serviço mostra como ir de um ponto a outro da malha metropolitana de São Paulo - estação de trem ou Metrô e terminal de ônibus

ter, 22/08/2006 - 15h06 | Do Portal do Governo

Suponha que alguém esteja na Estação Tucuruvi do Metrô, zona norte da capital, e queira se deslocar até a Estação Jurubatuba (Linha C) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona sul. Ou então: encontra-se na Estação Itaim Paulista (Linha F) da CPTM, na zona leste, e deseja ir até o Terminal Piraporinha, em Diadema, zona sul. Qual o caminho mais simples, econômico e rápido para chegar a esses destinos? As respostas, que já estavam disponíveis na página da CPTM na Internet, agora podem ser encontradas também no site do Metrô. O sistema tem por finalidade indicar o percurso ao usuário, a partir do fornecimento do local de embarque e desembarque. No Metrô, esse serviço leva o nome de Sistema de Trajetos e, na CPTM, de Viagem Ponto-a-Ponto.

Durante a greve dos metroviários, por exemplo, no dia 15, o sistema da CPTM registrou 970 consultas, recorde desde a instalação do serviço em abril de 2005. A média nos dias úteis fica entre 400 e 500 pesquisas. Julho foi até agora o mês com maior número de consultas: houve o registro de 12 mil.

No site do Metrô, onde a iniciativa é mais recente, o acesso ao serviço é pelo link denominado “Seu Destino”. Por meio dele, o internauta encontra duas possibilidades para iniciar a busca: “Pesquisar em uma lista” e “Pesquisar no mapa”.

Se optar pela primeira alternativa, o usuário vai se deparar com duas listagens (uma referente ao local de embarque e outra ao de desembarque) nas quais estão relacionadas todas as estações do Metrô, CPTM e linhas de ônibus que têm conexão com trens e Metrô. Se a pessoa quer saber, por exemplo, como ir da Estação Itaim Paulista da CPTM para o Terminal Piraporinha da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), procura Local de Embarque e clica em Itaim Paulista; no campo “Desembarque”, clica em “Piraporinha”.

Para esse trajeto, o percurso recomendado pelo site é embarcar na Estação Itaim Paulista em direção ao Brás, onde deve ser feita a transferência para a Linha D da CPTM, sentido Rio Grande da Serra. O passo seguinte é desembarcar na Estação Santo André e passar para a EMTU. O passageiro deve, em seguida, tomar um ônibus rumo a São Bernardo do Campo que passe pelo Terminal Piraporinha. O site indica o tempo estimado de viagem, horário de funcionamento das estações e valor a ser gasto no trajeto.

Outra possibilidade oferecida pela página eletrônica é “Pesquisar no mapa”. Nesse caso, estão demarcadas todas as linhas (com as respectivas estações) do Metrô e da CPTM e os terminais da EMTU existentes na região metropolitana de São Paulo. Basta o usuário escolher um ponto de embarque (estação ou terminal) e outro de desembarque para obter a informação referente ao trajeto. No caso do Sistema de Trajetos do Metrô, existe ainda um serviço adicional, que fornece o mapa dos arredores e os locais de interesse da região, como cartórios, escolas e bibliotecas.

SERVIÇO

Para conferir o serviço oferecido pelo Metrô e CPTM,

acesse os sites www.metro.sp.gov.br ou www.cptm.sp.gov.br

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial