Serviço: Sabesp realiza serviços no Sistema Guarapiranga nesta quinta-feira

Abastecimento de água será interrompido durante todo o dia. Moradores devem evitar desperdícios

qua, 21/02/2001 - 13h01 | Do Portal do Governo

Parada integral do sistema permitirá a realização de obras e serviços para reforço do abastecimento nas zonas Sul e Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, realiza, nesta quinta-feira, dia 22, obras para melhoria do abastecimento e serviços de manutenção preventiva e corretiva nas instalações do segundo maior sistema produtor de água da Região Metropolitana de São Paulo: o Sistema Guarapiranga.

Durante a realização dos trabalhos, programados das 4 às 22 horas, mais de 70 serviços serão executados, entre eles a interligação da nova unidade de bombeamento Guarapiranga/Capão Redondo, permitindo reforço no abastecimento para os moradores de Capão Redondo e Capela do Socorro; interligações de tubulações; inspeção e reparos na estação de tratamento de água do Alto da Boa Vista; limpeza nas grades dos túneis da barragem de captação de água bruta da represa de Guarapiranga; além de substituição e manutenção de válvulas e dos equipamentos de bombeamento de água.

A maioria destas atividades tem caráter regular e preventivo, permitindo aumento da confiabilidade em todo o sistema produtor e a garantia de maior segurança operacional.

Para execução dos serviços, será necessário interromper o fornecimento de água para 3,5 milhões de moradores, residentes nas zonas Sul e Sudoeste da RMSP. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término dos trabalhos. Cerca de 95% das localidades afetadas já terão o abastecimento regularizado na sexta-feira, dia 23. Os 5% restantes, que correspondem aos bairros mais distantes dos reservatórios e localizados em pontos mais altos poderão ter um tempo maior de recuperação.

A Sabesp solicita aos moradores das regiões afetadas que utilizem racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais, durante o período da parada, evitando-se desperdícios. Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona durante 24 horas. Vale ressaltar que todas as ligações efetuadas para este número são gratuitas.