Serviço: Sabesp faz campanha de conscientização contra o desperdício de água

nd

qui, 17/05/2001 - 20h12 | Do Portal do Governo

Embora o abastecimento de água no Litoral e no Vale do Ribeira ainda seja satisfatório – apesar dos grandes períodos de seca verificados desde o ano passado – , a Sabesp , empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos Saneamento e Obras do Governo de São Paulo, estendeu para a região a sua nova campanha de educação e conscientização contra o desperdício.

O lançamento da campanha do uso racional da água no Litoral Paulista aconteceu em Santos, na última sexta-feira, dia 11, durante encontro da imprensa com o vice-presidente da Sabesp para o Litoral, engenheiro Oswaldo Aly.

‘A natureza nos dá os seus sinais, nós precisamos ter inteligência para captá-los, e o momento é de sinal amarelo’, alertou Aly.
Segundo ele, o objetivo imediato da campanha é reduzir de 200 para 120 litros o consumo diário de água por pessoa. ‘A Organização Mundial de Saúde diz que 120 litros são suficientes para suprir as necessidades diárias de uma pessoa.’

Acreditando na eficiência do trabalho de conscientização, o vice-presidente da Sabesp garantiu que só em último caso a empresa recorrerá ao racionamento de água no Litoral.
Mas fez um apelo contundente ‘para que todo mundo fique ligado na necessidade de usar a água de forma inteligente’, evitando lavar o carro com mangueira, usando vassoura em vez de esguicho para varrer a calçada, fechando a torneira enquanto escova os dentes, consertando vazamentos e diminuindo o tempo do banho, entre outras medidas.

Oswaldo Aly pediu ainda que, ao notarem vazamentos em vias públicas, as pessoas comuniquem o problema à Sabesp, para que a empresa possa providenciar o conserto. ‘Nós estamos sempre buscando vazamentos para consertá-los, mas é difícil estar em todos os lugares ao mesmo tempo’, disse ele.