Serviço: Sabesp conclui obras nos morros de Santos

Após realização de testes, nova tubulação permitirá mais fornecimento de água

qui, 22/02/2001 - 16h11 | Do Portal do Governo

Após realização de testes, nova tubulação permitirá
mais fornecimento de água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, concluiu a implantação da nova adutora do reservatório do Morro do Cruzeiro, em Santos. A interligação final desta tubulação ao sistema existente está prevista para o próximo dia 5 de março, quando será possível reforçar o abastecimento para cerca de 50 mil moradores.

Para execução do empreendimento, a Empresa investiu R$ 274,6 mil. A nova tubulação permite a conexão entre dois reservatórios: Saboó Alto e Morro do Cruzeiro. Isto representa aumento do bombeamento entre as duas unidades de reservação, em torno de 20% da vazão atual, volume suficiente para atender plenamente à demanda de consumo.

A primeira fase de interligação foi feita no dia 15/2, e, nos próximos dias, estarão sendo executados testes de estanqueidade (para verificar se há perdas de água na tubulação), além da inspeção geral, com o objetivo de garantir a segurança e a confiabilidade operacional do sistema.

O cronograma de obras sofreu pequeno atraso, em virtude das constantes chuvas, que ocorrem desde o mês de dezembro. Além disto, as dificuldades topográficas e geográficas do local constituem outro grande dificultador, uma vez que o transporte de materiais e equipamentos está sendo feito manualmente. A previsão inicial era a de que as obras estivessem concluídas até este Carnaval.

Desta forma, a Sabesp está executando manobras operacionais para que o fornecimento de água mantenha sua regularidade, durante todo o feriado prolongado, quando se aumenta consideravelmente a demanda de consumo. Um esquema especial de atendimento também estará disponível, com disponibilização de caminhões-pipa e manutenção de equipes de plantão, para eventuais emergências.

As solicitações emergenciais poderão ser feitas através do telefone 195. A ligação é gratuita.

Veja também:

Sabesp realiza obras no sistema de distribuição de água de Guarapiranga

Companhia de Saneamento Básico divulga atendimento em São José dos Campos durante o Carnaval