Serviço: Racionamento de água no Sistema Alto Cotia começa no próximo dia 17

nd

qui, 12/04/2001 - 12h58 | Do Portal do Governo

Começa no próximo dia 17 de abril o racionamento de água para os moradores abastecidos pelo Sistema Alto Cotia. A informação é da Sabesp, vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras . Aproximadamente 300 mil pessoas serão afetadas.

A medida, provocada por mais um ano com déficit de chuvas, procura evitar o esvaziamento do volume de água das represas da Graça e Pedro Beicht, formadoras do sistema, responsável pelo abastecimento dos municípios de Embu, Embu Guaçu, Cotia e Itapecerica da Serra.

De outubro de 2000 a fevereiro deste ano, a contribuição natural (chuvas) ficou abaixo da média, deixando de repor 6,5 milhões de metros cúbicos de água ao manancial, correspondentes a 46% do volume operacional do Sistema Alto Cotia.

O esquema definido pela Sabesp prevê abastecimento durante 40 horas e interrupção de 32 horas, com divisão de três grandes blocos de setorização.

O Sistema Alto Cotia produz, atualmente, 1.100 litros de água por segundo para atender toda a demanda de consumo. Com o racionamento, espera-se reduzir a vazão em 380 litros por segundo, como forma de garantir e elevar os níveis de reservação de água no manancial.

Racionamento não é rodízio

A Sabesp esclarece que os 300 mil moradores atendidos pelo Alto Cotia não serão submetidos a um rodízio de água, entendendo que o sistema de rodízio é configurado quando há falta de estrutura e investimentos em obras para atender à demanda de consumo. ‘O que faltou foi chuva’, afirma o presidente da empresa, Ariovaldo Carmignani. ‘Por esta razão, a melhor alternativa é estabelecer o racionamento’, explica.

O rodízio de água foi eliminado em 1998, quando a Sabesp concluiu as obras do Programa Metropolitano de Água, com investimentos de aproximadamente R$ 700 milhões, que possibilitaram a universalização do atendimento. Até então, 5,2 milhões de moradores estavam submetidos ao rodízio de água.

A questão da estiagem, no período, não foi alarmante e desfavorável apenas para a Sabesp. As regiões Sudeste e Centro-Oeste, segundo os meteorologistas, foram as mais atingidas, com desvantagens, inclusive, para o setor de energia elétrica.

Colaboração de todos

Embora a operacionalização do racionamento seja apenas uma realidade para a população servida pelo Sistema Alto Cotia, existe uma colaboração efetiva, que pode ser realizada por todos. Tanto que a Sabesp, mais uma vez, vai orientar e pedir a participação da população na economia de água, por meio de campanhas incentivando o uso racional da água.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas utilizam praticamente o dobro do volume necessário de água para a realização de suas atividades essenciais, dado que reafirma a cultura do desperdício.

Garantia de informação

A população afetada com a medida, além de ser informada pelos veículos de comunicação, também terá o cronograma do racionamento divulgado em folhetos, que já estão sendo confeccionados pela Sabesp. O material vai ser totalmente distribuído com antecedência, até mesmo para que as pessoas se programem e estejam preparadas.

Vale lembrar que o horário definido pela Sabesp para a divisão dos períodos com e sem água foi cuidadosamente planejado, para minimizar os impactos da medida.

De acordo com a Sabesp, o racionamento de água no Sistema Alto Cotia será dividido em três grandes áreas:

* Grupo I

Regiões:
– Atalaia Zona Única (município de Cotia)
– Itapecerica R-1 zonas Alta e Baixa (Itapecerica da Serra)
– Embu R-4 – Zona Única 1/2
– Embu R-2 – Zona Única

* Grupo II

Regiões:
– Itapecerica R-2 – Zona Única
– Cotia R-2 – Zona Alta
– Embu R-1 – Zona Única
– Embu R 4 – Zona Única 2/2

* Grupo III

Regiões:
– Derivação Itapecerica (Embu-Guaçu)
– Embu-Guaçu Zona Única
– Granja Viana Zona Única
– Derivação Granja Viana Zona Alta e Morro Grande
– Derivação Jardim Tomé

A tabela completa, com locais, datas e horários de interrupção, e dicas de economia de água estarão disponíveis no site da Sabesp – www.sabesp.com.br. Outra alternativa é o telefone 195, que funciona durante 24 horas, sem interrupções. A ligação é gratuita.