Serviço: Procon quer ajudar mutuário em débito com o Sistema Financeiro de Habitação

Para isso colocou questionário à disposição do devedor nos postos de atendimento e no site da instituição

ter, 05/09/2006 - 13h09 | Do Portal do Governo

Para conhecer os principais problemas enfrentados pelos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) residentes no município de São Paulo e ter o perfil dos superendividados, a Fundação Procon-SP criou um questionário específico que pode ser respondido em seus postos de atendimento ou no seu site.

Os formulários preenchidos podem ser depositados em urnas instaladas no próprio posto ou enviados pelo correio com postagem paga. A intenção é identificar a origem dos conflitos decorrentes dos contratos do SFH, para estudar medidas e ações que possam atender às necessidades dos mutuários.

Embora não acolha reclamações sobre o assunto, sempre recebeu solicitações de consumidores que buscam orientações e atendimentos que solucionem seus problemas perante os agentes financeiros do SFH. Entre esses problemas, estão possíveis irregularidades no contrato, aumento de prestações, cláusulas abusivas e resíduos elevados que inviabilizam a quitação.

A partir do resultado, o Procon definirá de que forma prestará atendimento ao mutuário do SFH na compra de seu imóvel. O objetivo é que esse atendimento contemple não só as infrações ao Código de Defesa do Consumidor, mas também os vários fatores que influenciam sua compra, para torná-la mais vantajosa do ponto de vista econômico.

SERVIÇO

Formulários estão disponíveis nos postos do Poupatempo Sé (Praça do Carmo, s/no); Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258) e Poupatempo Itaquera (Estação Itaquera do Metrô). E também no site da Fundação Procon-SP: www.procon.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa do Procon-SP

 

(AM)