Serviço: Problema elétrico em instalação prejudica recuperação do Sistema Guarapiranga

nd

sex, 23/02/2001 - 18h45 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, comunica que, em virtude de problema elétrico verificado numa das subestações do Sistema Guarapiranga, a previsão inicial de recuperação do sistema não poderá seguir a previsão inicial. As primeiras estimativas davam conta de que 95% dos moradores afetados com a parada integral do sistema tivessem o abastecimento restabelecido até o final do dia de hoje (23/2).
Este tipo de ocorrência é extremamente prejudicial durante a recuperação do fornecimento de água, uma vez que os equipamentos e instalações da Sabesp dependem fundamentalmente de energia elétrica para o seu funcionamento total. As falhas verificadas nas unidades de bombeamento impossibilitam que os reservatórios recuperem sua capacidade de armazenamento.
Diante da situação, os técnicos da Sabesp estão monitorando todo o sistema e executando as manobras operacionais possíveis, como forma de garantir a normalização do abastecimento no menor tempo possível.
A Sabesp solicita aos moradores que já voltaram a receber água que continuem utilizando racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais, evitando desperdícios. Assim, estarão contribuindo para os imóveis localizados distantes dos reservatórios e em pontos mais altos, que ainda não foram reabastecidos.
A nova previsão dos técnicos é que o sistema esteja normalizado a partir das 10 horas deste sábado, dia 24.