Serviço: Previsão do tempo no feriado prolongado

Aproximação de uma frente fria aumenta a instabilidade

qui, 12/10/2006 - 9h05 | Do Portal do Governo

A quinta-feira (12/10) começou com sol e as temperaturas em elevação no Estado. No decorrer do dia, a aproximação de uma frente fria aumenta a instabilidade e provoca pancadas de chuva a partir do oeste e sul do Estado. As chuvas se distribuem para as demais regiões, com previsão de temporais em praticamente todo o Estado. Estas chuvas estão associadas a raios e fortes rajadas de vento (superior a 60 km/h) isoladas. Há risco de alagamentos e queda de árvores.

Na sexta-feira, a frente fria se propaga pelo Estado e provoca pancadas de chuva por todas as regiões, especialmente durante a madrugada e também no final do dia. No final do período, o sistema frontal se afasta para o norte, mantendo o tempo instável no leste e centro paulista e nas regiões de divisa com Minas Gerais. As chuvas mais intensas se concentram na faixa leste e norte, onde o risco se alagamentos, transbordamentos de córregos e deslizamentos de terra se mantém elevado.

No sábado, a frente fria atua no norte da Região Sudeste, mas ainda deixa o tempo instável no leste e norte paulista, especialmente nas regiões de divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ainda chove em pontos destas regiões, mas já não são previstas chuvas intensas. Não há previsão também de quedas bruscas na temperatura.

No domingo, o sol aparece entre nuvens em boa parte do Estado e as temperaturas entram em elevação no interior, onde o tempo fica abafado. Pancadas de chuva ocorrem, especialmente no centro, norte e noroeste paulista. Na faixa leste, as temperaturas ficam agradáveis.

Da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil