Serviço: Poupatempo organiza em livro orientações para implantar e gerir uma central de atendimento

Lançamento será realizado hoje no auditório da Fiesp

seg, 06/03/2006 - 11h15 | Do Portal do Governo

Criado a partir de diretrizes inspiradas na desburocratização, transparência e qualidade, o Poupatempo estabeleceu-se como modelo de atendimento respeitoso à população. Agora, em iniciativa inédita, lança livro com 337 recomendações para orientar o planejamento estratégico e o gerenciamento de unidades de atendimento mais eficientes, assim como melhorar a qualidade da prestação de serviços em qualquer instituição pública.

O livro “Reconstruindo Valores Públicos – Padrão Poupatempo em Recomendações” será lançado no dia 6 de março, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Av. Paulista, 1.313. O Sebrae-SP e a AMD patrocinam a publicação, e Fiesp, Banco Nossa Caixa, TIM, SL Brasil Publicidade e Contexto Propaganda o evento de lançamento.

A distribuição do livro será gratuita e o conteúdo estará disponível na web, no site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), para que todos os interessados possam ter acesso a ele, uma vez que a edição impressa é limitada.

“Nosso objetivo foi tornar palpável o Padrão Poupatempo, possibilitar o acesso à experiência no atendimento ao público que alcançamos nestes mais de oito anos de Programa”, diz o Superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg. Orientações referentes à racionalização de procedimentos, revisão de fluxos de atendimento, utilização de tecnologia de informação, acompanhamento e avaliação do atendimento, divulgação das informações sobre os serviços, escolha do imóvel, mobiliário, comunicação visual, capacitação dos funcionários para o exercício da função pública, entre outras, são apresentadas nas 250 páginas da publicação.

Poupatempo

O Poupatempo, lançado em 1997, foi um dos primeiros programas de atendimento ao público no Brasil. Hoje, as centrais estão presentes em quase todo o território brasileiro, em 23 Estados – iniciativas de partidos diversos e de esferas estaduais e municipais.

Centrais de atendimento ao cidadão existem em diversos países e a experiência do Poupatempo tem despertado interesse internacional. A Nicarágua, na América Central, conta com consultoria técnica para a implantação de uma central em seu país e Moçambique, na África, mantém entendimentos com o Poupatempo com a mesma finalidade.

Em pouco mais de oito anos, o Poupatempo prestou 128 milhões de atendimentos no Estado de São Paulo. Neste ano, pretende-se ampliar em 40% o número total de atendimentos realizados diariamente – 75 mil -, com a instalação de mais seis Unidades Móveis e seis Postos Fixos, projetos a serem realizados em conjunto com a iniciativa privada, em formato inspirado na Parceria Público-Privada.

Atualmente, o Programa conta com dez Postos Fixos, quatro na capital (Sé, Luz, Santo Amaro e Itaquera), dois na Grande São Paulo (São Bernardo do Campo e Guarulhos) e quatro no interior (São José dos Campos, Ribeirão Preto e dois em Campinas), além de uma Unidade Móvel em operação na Região Metropolitana.