Serviço: MAC oferece cursos e palestras no ano nacional dos museus

Próxima será no dia 22, das 14 às 17 horas

qua, 21/06/2006 - 9h40 | Do Portal do Governo

Por iniciativa do Ministério da Cultura, 2006 foi instituído como o Ano Nacional dos Museus. Além disso, o mês de maio foi também dedicado a essas instituições. A Unesco definiu a Semana dos Museus de 14 a 20 de maio, com o tema Juventude nos Museus. O objetivo é atrair o público e ressaltar a importância desses espaços, que há um século eram lugares de pesquisa e conservação freqüentados apenas pela elite e inacessíveis à maioria da população.

Nas comemorações da semana, o MAC organizou atividades para o público e alunos que participam do curso de especialização universitária Estudos de Museus de Arte. Entre elas, a palestra A Experiência em Arte Educação no Museu da Universidade do Arizona foi ministrada por Ted Deck, curador do Museu de Arte Contemporânea da Universidade do Arizona e presidente do Fórum Contemporâneo do Museu de Arte de Phoenix.

O artista moçambicano Naguib Abdula também passou pelo auditório do MAC, falando sobre sua exposição, que está no MAC Ibirapuera, África-Brasil – Um Retorno às Raízes. A mesa-redonda A Arte e o Jovem: Práticas e propostas integrou a Semana dos Museus.

Um ciclo de palestras, organizado pela professora Lisbeth Rebollo, ocorrerá durante todo o ano de 2006. Um Olhar sobre a Arte Moderna e Contemporânea/ Novas Pesquisas – Novas Leituras discute, em sua primeira fase, arte, mito e rito no século 20. Iniciadas no dia 25 de maio, as palestras serão ministradas pela professora Veronica Stigger, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA. A próxima será no dia 22, das 14 às 17 horas.

Novos profissionais – O curso de Especialização em Estudos de Museus de Artes, oferecido pelo MAC, possibilita a capacitação, formação e treinamento profissional de recursos humanos nos estudos multidisciplinares e aplicações práticas embasadas em pesquisa museológica.

Participam profissionais da área que buscam aperfeiçoamento e alunos dedicados a ações socioculturais que valorizam a reflexão estética e museológica. O curso é aberto a todas as áreas, sendo especialmente interessante aos formados em Artes, Ciências Humanas, Comunicações, Educação e Arquitetura.

A jornada é de 360 horas/aula, distribuídas em um ano. Em cada módulo, serão debatidos temas como o papel da exposição de arte, os conceitos de moderno e contemporâneo, pós-modernidade e arte contemporânea e a origem do colecionismo e do museu de arte.

As aulas são ministradas pelos professores pesquisadores do MAC, por especialistas convidados e pelos funcionários, que explicam a rotina e o funcionamento do museu. Palestras sobre restauração e catalogação de obras de arte fazem parte do programa.

Regina Amábile- Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO:

Museu de Arte Contemporânea da USP- Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária – SP