Serviço: Ecovias instala coleta seletiva de lixo na Anchieta e Imigrantes

Dinheiro arrecadado na reciclagem do lixo coletado no sistema Anchieta/Imigrantes será revertido para cinco instituições de caridade

sex, 25/08/2006 - 15h49 | Do Portal do Governo

O sistema Anchieta/Imigrantes passou a ter coleta seletiva do lixo. O serviço foi criado pela Ecovias, empresa concessionária administradora dessas duas rodovias paulistas, que ligam a capital à Baixada Santista. Agora, o material recolhido será selecionado e encaminhado para reciclagem. Até o mês passado, os detritos jogados nas estradas por usuários e moradores de regiões próximas tinham como destinação os aterros sanitários. Um grupo de 70 pessoas recebeu treinamento específico para atuar na coleta dos resíduos.

Outra providência da Ecovias foi a distribuição de 346 conjuntos de coletores de lixo, com cinco unidades cada um (para papel, alumínio, plástico, vidro e lixo não-reciclável) no prédio administrativo, pedágios, bases do Serviço de Apoio aos Usuários e balanças. Levantamento realizado pela concessionária neste ano registrou que 110 toneladas de lixo eram recolhidas mensalmente no sistema. Essa expressiva quantidade levou a empresa a adotar a coleta seletiva nas estradas.

Entidades contempladas

O dinheiro arrecadado na reciclagem do lixo coletado na Anchieta/Imigrantes será revertido para cinco instituições de caridade escolhidas pela ONG Instituto Recicle, responsável pela segunda seleção e reciclagem do material. As entidades beneficiadas são Amigos da Criança com Reumatismo (Acredite), Associação para Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), Grupo de Apoio do Adolescente e Criança com Câncer (Graacc), Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral (Tucca) e Associação Pais e Amigos do Excepcional de São Paulo (Apae).

Fundado em 2000, o Instituto Recicle é uma organização sem fins lucrativos, que se originou do Projeto Recicle Milhões de Vidas, criado em 1998. A instituição promove programas sócio-ambientais pela melhoria da qualidade de vida, a partir da gestão de resíduos sólidos.

SERVIÇO

Mais informações pelos sites

www.ecovias.com.br e www.institutorecicle.org.br

Da Agência Imprensa Oficial