Serviço domiciliar a portadores de HIV é premiado

Prêmio Nacional de Adesão foi concedido pelo Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde

qua, 07/11/2007 - 9h53 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT/Aids) recebeu o Prêmio Nacional de Adesão, concedido pelo Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde. O projeto vencedor, batizado de Assistência Domiciliar Terapêutica, visa a atender pacientes de aids com dificuldades para se adaptar ao tratamento com medicamentos.

O CRT/Aids oferece esse tipo de serviço desde 1996. Toda a assistência clínico-terapêutica e psicossocial é realizada na própria casa do portador de vírus HIV por equipe de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, nutrição e fisioterapia. “O domicílio é um lugar privilegiado. A equipe de saúde tem contato direto com a família e com o contexto sociocultural e afetivo do doente”, explica a coordenadora do serviço, Tânia Regina de Souza.

Entre os trabalhos mais importantes do grupo estão a entrega da medicação na residência da pessoa atendida e a orientação sobre uso e manejo corretos. Para pacientes ou cuidadores analfabetos são utilizadas ilustrações (sol e lua representando dia e noite, por exemplo).

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)