Serviço: Detran passa a utilizar Sistema de Autenticação Digital para emissão da CNH

Novo sistema começa a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 4

sex, 01/06/2001 - 16h53 | Do Portal do Governo

A partir de 4 de junho, o sistema para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será modificado.

Para solicitar a renovação, emissão de 2ª via da CNH e substituição da Permissão para Dirigir, o cidadão deverá realizar o pagamento da taxa referente ao serviço em um dos bancos conveniados (Banco Nossa Caixa S/A, Banespa e Banco Cidade – este somente para clientes), fornecendo o número do seu CPF.

O banco emitirá comprovante de pagamento com Autenticação Digital. De posse deste comprovante, basta ao cidadão dirigir-se a qualquer unidade do Detran que realize esses serviços, como os Postos Poupatempo, para solicitar o documento, realizando os procedimentos necessários.

IMPORTANTE: o número do CPF fornecido no banco ou no caixa de auto-atendimento precisa, obrigatoriamente, ser o do condutor.

O sistema do banco aceita todos os números de CPF, inclusive um número cancelado ou irregular na Receita Federal. Entretanto, quando o atendente do Detran no Poupatempo digitar a Autenticação Digital para a emissão da CNH, se o número do CPF não pertencer ao condutor ou apresentar alguma irregularidade junto à Receita Federal, mesmo tendo sido efetuado o pagamento no banco, o Detran fica impossibilitado de emitir o documento.

O Poupatempo recomenda que, antes de dirigir-se ao banco para o pagamento da taxa, o cidadão certifique-se que seu CPF está regular na Receita Federal.

Disque Poupatempo 0800-17.12.33