Serviço de Radio Patrulha Aérea da PM comemora 25 anos

Equipe efetua desde missões de policiamento ostensivo a transporte de órgãos para transplante

seg, 24/08/2009 - 20h33 | Do Portal do Governo

O Grupamento de Radio Patrulha Aérea “João Negrão”, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GRPAe), comemora 25 anos de atividades neste mês de agosto. Sua atuação ao longo destes anos pode ser incluída como um capítulo na história da Polícia Militar e até mesmo na história da Aeronáutica Brasileira.

No ano de seu jubileu de prata, a Radio Patrulha Aérea contabiliza mais de 120 mil missões entre atividades estritamente policiais, operações de salvamento no litoral de São Paulo, episódios de enchentes na capital, contenção de áreas florestais incendiadas, transportes médicos e de órgãos humanos para transplantes.

O nome da unidade é uma homenagem a um herói. Eleito patrono do Grupamento, o tenente João Negrão, então militar da Força Pública (antiga designação da Polícia Militar), realizou a travessia do Oceano Atlântico a bordo da aeronave Jahu em 1927 – época de limitações tecnológicas. “A coragem e determinação dele devem ser nossas inspirações constantes”, destaca o tenente-coronel e comandante do GRPAe, Julio Shergue.

Novas aquisições

Em junho deste ano, o governador José Serra e o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, anunciaram mais quatro novos helicópteros Águia, que serão incorporados à atual frota de 15 helicópteros da Polícia Militar. As aeronaves serão destinadas às quatro regiões do interior paulista que ainda não são atendidas integralmente pelo radiopatrulhamento aéreo.

Com isso, todas as sedes de Comando de Policiamento do Interior (nove, no total) terão pelo menos um helicóptero Águia. “Essas unidades começarão a ser entregues entre novembro e maio do próximo ano. Isso permitirá que tenhamos radiopatrulha aérea em todo o Estado de São Paulo”, disse o governador durante anúncio.

Conheça as missões atendidas pelos helicópteros Águia

Resgate aeromédico – Suportes avançados de vida, transportando o médico, enfermeiro, equipamentos e materiais necessários até o local da ocorrência no menor tempo possível, para o atendimento pré-hospitalar à vítima.

Remoção aeromédica – Trata-se da remoção de um paciente de um hospital para outro.

Policiamento ostensivo – Um estudo realizado na cidade de Los Angeles (EUA) na década de 60, concluiu que um helicóptero na missão preventiva equivale a 15 viaturas policiais.

Policiamento de Choque – É usado nas ações de controle de distúrbios civis (passeatas, rebeliões em presídios, protestos, reintegrações de posse e outras). Além de servir como plataforma de observação, o helicóptero ajuda a manter controle sobre extensas áreas.

Policiamento de Trânsito – Atua como plataforma de observação. Por não ter limitações quanto ao seu deslocamento, respeitando-se as condições meteorológicas e operacionais, o helicóptero, trabalhando conjuntamente com o Policiamento de Trânsito e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), realiza vôos sobre a região metropolitana de São Paulo observando o fluxo de veículos e detectando pontos de congestionamento, suas causas e orientando as equipes em terra.

Policiamento Ambiental – Os vôos com as aeronaves permitem que as equipes de fiscalização acessem, pelo ar, pontos que dificilmente seriam detectados por vias terrestres.

Combate a incêndios – Em incêndios de grandes proporções, os helicópteros tem múltiplas aplicações: avaliação global da situação para permitir um bom planejamento do combate; resgate de vítimas ou equipes técnicas cercadas pelo fogo, transporte de material e lançamento de água sobre os focos.

Defesa Civil – Nos últimos anos, em grandes desastres ocorridos em São Paulo e até em outros Estados, como em Santa Catarina, os helicópteros mostraram versatilidade, por exemplo, socorrendo vítimas e prestando ajuda à população.

Transporte de órgãos – É também um serviço relevante prestado pelo Grupamento, com utilização dos aviões ou helicópteros.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo